Glenn Close, finalmente lembrada pelos técnicos eleitores da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.
O cinema ainda é uma arte que mexe com todo mundo.
Aliás, todas as artes que se tornam na cultura artística mundial. Mas o cinema
é a minha “praia” ainda. Representou 43 anos de escrita pública e em aprendizagem
nesse tempo e, partindo dai, segue sua face de manter esta cinéfila ainda com o
coração aceso em muitos filmes assistidos nas noites, muito bem acompanhada,
agora , também, em outras plataformas.
Na noite deste domingo, 06/01, em Los Angeles, nos
Estados Unidos, a Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (originalmente,
HFPA) promoveu a sua tradicional disputa aos prêmios, em categorias dedicadas
ao cinema e à TV. Foi fascinante ver figuras amadas receberem suas estatuetas.
Além da clássica vibração pessoal aos filmes e programas de tv que já havíamos assistido
entrarem no páreo da premiação.
Registro meu desejo pessoal em ver a estatueta nas
mãos de Glenn Close, de Alfonso Cuàron, de “Roma” (estrangeiro), de Spike Lee pelo
filme “Infiltrado
na Klan” e da trilha sonora de “Bohemian Rhapsody”. Quanto aos demais, tanto
filmes, como séries de tv indicados, eu não conhecia. Fico na expectativa para
confirmar quando os assistir.
Minha atenção ficou em Glenn Close. O que diria por
ter ficado tanto tempo no esquecimento dos técnicos eleitores dessa Associação?
Ao dedicar o prêmio à mãe, reconhecendo a personagem vivida em “A Esposa”, disse:
“Penso na minha mãe, que realmente deu a vida inteira pelo meu pai e aos 80
anos me disse: ‘sinto que não consegui nada’. Isto não é verdade.” Sobre a
figura que representou no filme, comentou:
“O que aprendi de toda essa experiência é que nós
somos cuidadoras e isso é o que se espera de nós. Nós temos nossos filhos e
maridos, se tivermos sorte o suficiente. Mas temos que encontrar satisfação
pessoal. Temos que seguir nossos sonhos, temos que dizer: ‘Eu posso fazer isso’
e ‘eu deveria poder fazer isso’.”
São palavras que repercutem sobre a nossa formação
como mulheres, cuja representação a sociedade espera de nós e esse é que é o
grande trauma atual dos adeptos da extrema direita mundial que nos veem hoje, desenvoltas
nas várias posições, inclusive como presidentas da república. E esse “povinho” ainda
teima que nós vamos retornar a esses “papeis”. Engano. Já estamos na rua, já
vivemos nossa independência e por ela vamos lutar. O desabafo é político e como
tal representa meu pensamento e minha convicção no ativismo feminista. Ser
presas por isso? Não. Vamos pra lá pras masmorras, mas jamais soltaremos as
mãos uma das outras.
Abaixo, relaciono, para conhecimento, os premiados
da noite deste domingo.
MELHOR FILME - DRAMA
•"Bohemian
Rhapsody"
MELHOR ATRIZ DE FILME - DRAMA
•Glenn
Close, "The Wife"
MELHOR ATOR DE FILME - DRAMA
•Rami
Malek, "Bohemian Rhapsody"
MELHOR FILME - MUSICAL OU COMÉDIA
•"Green
Book: O Guia"
MELHOR ATRIZ EM FILME - MUSICAL OU
COMÉDIA
•Olivia
Colman, "A favorita"
MELHOR ATOR EM FILME - MUSICAL OU
COMÉDIA
•Christian
Bale, "Vice"
MELHOR DIRETOR DE FILMES
•Alfonso
Cuarón, "Roma"
MELHOR ROTEIRO PARA FILME
•Peter
Farrelly, Nick Vallelonga, Brian Currie ("Green Book: O Guia")
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM FILMES
•Regina
King, "Se a Rua Beale Falasse"
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM FILMES
•Mahershala
Ali, "Green Book: O Guia"
MELHOR MÚSICA PARA FILMES
•"Shallow",
"Nasce uma estrela"
MELHOR TRILHA ORIGINAL PARA FILMES
•Justin
Hurwitz, "O primeiro homem"
MELHOR ANIMAÇÃO
•"Homem-Aranha
no Aranhaverso"
Melhor
filme em língua estrangeira
•"Roma"
(México)
MELHOR SÉRIE - DRAMA
• "The Americans"
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE - DRAMA
•Sandra
Oh, "Killing Eve"
MELHOR ATOR EM SÉRIE - DRAMA
•Richard
Madden, "Bodyguard"
MELHOR SÉRIE - MUSICAL OU COMÉDIA
•"O
Método Kominsky"
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE - MUSICAL OU
COMÉDIA
•Rachel Brosnahan, "The
Marvelous Mrs. Maisel"
MELHOR ATOR EM SÉRIE - MUSICAL OU
COMÉDIA
•Michael
Douglas, "O Método Kominsky"
MELHOR SÉRIE LIMITADA OU FILME PARA
TV
•"The Assassination of
Gianni Versace: American Crime Story"
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE LIMITADA OU
FILME PARA TV
•Patricia
Arquette, "Escape at Dannemora"
MELHOR ATOR EM SÉRIE LIMITADA OU
FILME PARA TV
•Darren Criss, "The
Assassination of Gianni Versace: American Crime Story"
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE,
SÉRIE LIMITADA OU FILME PARA TV
•Patricia
Clarkson, "Sharp Objects"
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE,
SÉRIE LIMITADA OU FILME PARA TV
•Ben Whishaw, "A Very
English Scandal"
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