sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

I Seminário de Crítica Cinematográfica da Amazônia Paraense - ACCPA

 

 O I Seminário de Crítica Cinematográfica da Amazônia Paraense foi conduzido com sucesso por meio de uma colaboração entre a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e a Fundação Cultural do Pará (Casa das Artes). O evento abrigou uma série de debates envolvendo críticos, convidados e o público, proporcionando uma plataforma rica para a discussão sobre crítica cinematográfica.

 Um dos momentos de destaque do seminário foi a participação da professora e crítica de cinema, Luzia Álvares, bem como a contribuição de Pedro Veriano por meio de uma gravação e texto incluídos na realização do evento. Eles ofereceram pensamentos valiosos sobre o significado da crítica de cinema. Essas contribuições enriqueceram o diálogo e nossa compreensão dessa importante atividade de reflexão sobre o cinema.

 

A intenção é que este seminário seja realizado anualmente, estabelecendo um espaço contínuo para fomentar reflexões e discussões sobre a crítica cinematográfica e sua relevância. Agradecemos a equipe da Casa das Artes e todos que participaram e prestigiaram esta ação de promoção da cultura cinematográfica.

 

Texto do crítico de cinema e pesquisador Pedro Veriano apresentado no encerramento do I Seminário de Crítica Cinematográfica da Amazônia Paraense: 

 

“Fazer crítica de filme não é só dizer o que gostou de ver ou não gostou de ver. É sobretudo compreender como alguém se expressou em imagens e som. Para isso não é só levar em conta o enredo. É todo um trabalho de realização, de como o cineasta soube dizer o que pensou ou sentiu.

Há filmes que se realizam nos moldes tradicionais, usando o que se chama “linguagem linear”. E há quem possa incitar uma nova leitura partindo do ponto em que o diretor do filme seja um autor, usando o que se vê como um conjunto que expressa um projeto criador, algo que use as imagens como a tradução de um pensamento, uma ideia ou um estímulo intelectual que traduza alguma coisa.

O jogo de planos e movimentos de câmera traduzem um projeto intelectual que estimule o senso crítico de quem vê. E no bojo desse estímulo diga como o autor se porta diante de uma realidade, mesmo que esta realidade seja incorporada à fantasia (ou usar a fantasia como um meio de exprimir a realidade).

Criticar um filme é expressar o que está na imagem projetada".

 

Propostas do I Seminário de Crítica Cinematográfica da Amazônia Paraense:

Uma das propostas realizadas no I Seminário de Crítica Cinematográfica da Amazônia Paraense pelo crítico de cinema Marco Antonio Moreira se refere a promoção da criação de cinematecas e cineclubes em nosso estado. Acreditamos que uma das maneiras mais eficazes de fomentar a cultura cinematográfica é viabilizar meios para a exibição de filmes de diversas origens. Os DVDs e Blu-rays estão gradativamente perdendo espaço na vida das pessoas que, em grande parte, passam a depender apenas do conteúdo disponível nos serviços de streaming. Consequentemente, mais do que nunca, incentivar a criação de cinematecas e cineclubes se torna uma ação crucial para a promoção da cultura cinematográfica. Isso deve ser um esforço conjunto de todos nós que compreendemos a importância de estudar cinema através da apreciação e análise das obras cinematográficas.

Outra proposta foi apresentada por Luzia Álvares cuja exposição temática evidenciou o formato e o processo de construir os textos sobre a crítica de filmes. Propôs a criação de um grupo de estudos sobre a linguagem cinematográfica, fundamento das teorias sobre o processo de identificação histórica e teórica dos elementos cinematográficos para que, dessa forma, fossem identificados os meios interpretativos do objeto filme como fotografia, montagem, enquadramento e demais elementos narrativos. Essa proposta levou em conta ainda as várias temáticas tratadas pelos expositores nos três dias de discussão sobre a crítica cinematográfica, haja vista a preocupação de todos com os efeitos da cinefilia e do discurso crítico. Uma literatura escolhida pelos membros da ACCPA e demais parceiros/as, seria eficaz para garantir a leitura sobre os fundamentos necessários para a construção de discursos de crítica cinematográfica. A metodologia utilizada seria a leitura dirigida (acompanhamento pelo grupo da leitura de um texto/livro/tema com discussão simultânea). O meio virtual, o horário e a inscrição de interessados/as, seriam parte do planejamento para essa ação pós-seminário. A data para início seria em março-2024.

Marco Antonio Moreira/ Luzia Álvares

ACCPA

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário