Inicio a contagem regressiva
de fim de ano no cinema. É que são muitos os pedidos para que a coluna publique
a sua tradicional relação dos filmes mais interessantes (não digo excelentes)
exibidos em Belém durante o ano de 2012. Apressar uma escolha dos 10 melhores
filmes deu em problema sério em certo ano que já vai longe. É que um dos
membros da então APCC votou no filme estreado no dia 25 de dezembro e a reunião
para a escolha dos melhores ocorreu na noite desse mesmo dia. Houve protesto,
mas o critico estava com a razão: o seu escolhido cabia nos lançamentos do ano
em curso.
Nesta pesquisa e relação inicial
evidencio aos leitores os filmes que assisti este ano e que estão na faixa das
categorias entre Bom, Muito Bom e Excelente (referente às notas: 3, 4 e 5
estrelas, contemplando aqueles/as que usam essa convenção). Como de hábito,
menciono na ordem em que os filmes foram exibidos em Belém. Com uma ressalva:
há títulos que não lembrei e/ou não estavam no “caderninho” não só porque não assisti,
mas porque se mesclaram aos que foram vistos em DVD (alguns lançamentos me
chegaram só em disco digital). Embora seja uma listagem pessoal, convoco os/as
leitores/as a construirem a sua relação-lembrança e enviarem para esta coluna,
entrando, assim, nas referências deste espaço servindo aos que não têm o hábito
de registrar esses eventos.
Os filmes da 1ª rodada:
1.
“Cavalo
de Guerra”(War Horse) de Steven Spielberg (EUA)2. “As Aventuras de Tim Tim”(Adventures of Tin Tin) de Steven Spielberg(EUA)
3. “Millenium-Os Homens que não amavam as Mulheres”(The Girl With the Dragon Tatoo) de David Fincher(EUA/UK)
4. “J. Edgar”(idem) de Clint Eastwood (EUA)
5. “Os Descendentes”(The Descendants) de Alexander Payne (EUA)
6. “À Beira do Abismo”(Man on a Ledege) de Asger Leth(EUA)
7. “Românticos Anonimos”(Les Émotifs Anonymes) de Jean Pierre Améris(França)
8. “A Dama de Ferro”(The Iron Lady) de Phyllida Lloyd (UK)
9. “A Invenção de Hugo Cabret”(Hugo) de Martin Scorsese(EUA)
10.“Tão Forte, Tão Perto”(Extremely Loud & Incredible Close) de Stephen Daldry(EUA)
11.“Poder sem Limites”(Chronicle) de Josh Trank (EUA)
12.“O Artista”(The Artist) de Michel Azanavicius (França)
13.“Pina”(idem) de Win Wenders (Alemanha)
14.“Drive”(Idem) de Nicolas Winding Refn (EUA)
15.“Jogos Vorazes”(The Hunger Games) de Gary Ross(EUA)
16.“Xingu”de Cao Hamburger (Brasil)
17.“A Perseguição”(The Grey) de Joe Carnahan(EUA)
18.“Precisamos Falar Sobre Kevin” (We Need to Talk About Kevin)de Lynne Ramsay(UK)
19.“MIssão do Gerente de Recursos Humanos” (The Human Resources Manager) de Eran Riklis (Israel/Alemanha/França/Romenia) .
20.“O Espião que Sabia Demais”(Tinker Taylor Soldier Spy) de Tomas Alfredson (UK)
21.“Para Roma, com Amor”(For Rome With Love) de Woody Allen (EUA/Italia)
22.“Um Método Perigoso”(A Dangerous Method) de David Cronemberg (Canadá)
23.“Prometheus”(Idem) de Ridley Scott (EUA)
24.“Batman, O Cavaleiro das Trevas Ressurge”(The Dark Knights Rise)de Christopher Nolan(EUA)
25.“360” (idem) de Fernando Meirelles (UK/EUA)
26.“O Ditador”(The Dictator) de Larry Charles (EUA)
27.“Shame”(idem) de Steve McQueen (EUA)
28.“Febre do Rato” de Claudio Assis (Brasil)
29.“Violeta Vai para o Céu”(Violeta se fue a los Cielos) de Andrés Wood (Chile)
30.“Intocáveis”(Intochables) de Olivier Nakache e Eric Toledano(França)
31.“Corações Sujos” de Vicente Amorim (Brasil)
32.“Ted”(idem) de Seth MacFarlane (EUA)
33.“Looper. Assassinos do Futuro”(Looper) de Rian Johnson (EUA)
34.“Fausto”(Faust) de Aleksandr Sokurov (Alemanha/Russia)
35.“Deus da Carnificina”(Carnage) de Roman Polanski (UK/França)
36.“Gonzaga, De Pai Pra Filho” de Breno Silveira (Brasil)
37.“Frankenweenie”(Idem) de Tim Burton(EUA)
38.“Argo”(idem) de Ben Aflleck (EUA)
Como se pode ver, supremacia de
filmes norteamericanos. Claro que a maioria esteve nas salas comerciais. Fora
isso, poucas produções de outros países figuraram nesse circuito. E houve mais
na faixa extra, descontando-se as exibições de reprises nesses espaços
culturais.
Luzia não se voce lembrou de Paraísos Artificiais que foi exibido no Castanheira
ResponderExcluirtammbém o excelente documentário Rock Brasilia
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