terça-feira, 16 de dezembro de 2014

MELHORES DO ANO – III

Nina Ross em “Barbara”, de Christian Petzold

         Cinéfilos e cinéfilas devem estar contabilizando o que lhes pareceu melhor em cinema no ano a findar. Com a intenção de subsidiar esses registros pessoais, a coluna prossegue o balanço iniciado na semana passada apontando os programas que a meu ver foram os mais interessantes. Agora avalia as categorias especificas desses programas. Deve-se observar que o período não foi dos melhores em termos de uma estética mais apurada na perspectiva da critica em geral. Os filmes do gênero “blockbuster” tomaram conta das salas do circuito comercial dos shoppings (hoje predominantes) e a área extra se viu limitada pela disponibilidade de cópias em película (pois ainda não trabalha com digitais) e vídeos distribuídos por agencias de governos estrangeiros especialmente da Alemanha, França, Japão e Espanha.
         Algumas apresentações de conjunto, ou seja, de mostras como a Varilux (França) e a espanhola, devem ser contabilizadas, pois, os filmes que compuseram esses eventos, apesar de serem exibidos por pouco tempo e em uma única sala, estiveram ao alcance de todas as plateias. Pelo menos é assim que estabelece o estatuto da ACCPA e, neste sentido, não mudaram as normas da anterior APCC.
         Neste texto dou continuidade ao registro dos filmes mais evidentes durante o ano. Mesmo porque, esta semana, so houve o lançamento de “Hobbit”, uma franquia pousada na ambição do cineasta Peter Jackson (partindo de um texto pequeno de J.R.R.Tolkien para filmes de mais de 160 minutos cada), ficando, como sempre, a exibição mais interessante na área extra, com uma produção alemã que ensina os caminhos dos grandes espetáculos folclóricos com algum mérito artesanal (“Krabat – prisioneiros da Magia”) e, ainda, “Hoje Quero Voltar Sozinho”, o filme nacional que foi indicado a competir na busca do Oscar (já assisti e achei bom, valendo um comentário outro dia).

         Atores, atrizes, diretores e roteiros mais evidentes dentre os filmes exibidos em Belém este ano, seja na área comercial seja na extra, foram os seguintes. Na área dos atores:
         - Joaquin Phoenix em “Ela”; Leonardo di Caprio em “O Lobo de Wall Street” Matthew McConaughey, no desempenho em “Clube de Compras Dallas” e “Killer Joe”; Chiwetel Ejiofor, por “12 Anos de Escravidão”; Mads Milkkelsen por “A Caça”; Fabrice Luchini por “Dentro de Casa”.
         Sem dúvida os cinéfilos têm outras indicações. Enviem para que se contabilize. Nessas horas vale muito o perfil coletivo.
         Quanto as Atrizes:
         - Charlotte Gainsburg, por “Ninfomaniaca”; Judi Dench em “Philomena”; Lea Seydoux em “Azul é a Cor Mais Quente”; Rosamund Pike por “Garota Exemplar”; Nina Ross em “Barbara”; Barbara Sukowa em “Hannah Arendt”, Berenice Béjo por “O Passado”; Keike Kitagawa em “Depois ds Flores”,  Scarlett Johansson, em “Lucy”.
         Com certeza outros nomes devem surgir. Lembro aqui Angelina Jolie em “Malévola”, filme que deixei de registrar na relação dos exibidos nas salas comerciais e que foi um filme que gostei.
         Quanto aos diretores:
         - Martin Scorsese em “O Lobo de Wall Street”; François Ozon em “Dentro de Casa”; Stephen Frears por “Philomena”; Steve McQueen, em “12 Anos de Escravidão”; Christopher Nolan por “Interestelar”; Margarethe Von Trotta por “Hannah Arendt”; Thomas Vinterberg em “A Caça”; Asghar Farhadi por “O Passado”; Abdellatif Kechiche por “Azul é a Cor Mais Quente”; Wes Anderson em “Grande Hotel Budapeste”, Pablo Berger em “Branca de Neve” (espanhol).
         E dentre os roteiros pode-se indicar os de “Dentro de Casa”, “Ela”; “Philomena”; “12 Anos de Escravidão”; ”Garota Exemplar”; “Branca de Neve”(espanhol); “Hannah Arendt”; “Menino Contratado”; “A Caça”; “O Passado” e “Grande Hotel Budapeste”; “Pelo Malo”, “Miss Violence”.
         No setor de animação destaco “Frozen” e “A Criança que Ouvia Vozes do Abismo Profundo”. O primeiro filme destacou a tecnica 3D como nenhum outro do gênero até então e o segundo emocionou e mostrou que o cinema japonês de desenho animado não é só o do mestre Hayao Myiasaki. Há seus seguidores que também entram no gênero e fazem muita coisa boa.


Um comentário:

  1. Luzia, adoro suas resenhas. Gostaria de pedir que você fizesse uma análise do filme brasileiro "Quando eu era vivo". Obrigada!

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