sábado, 18 de dezembro de 2010

POUCO ESPAÇO, MUITO SUSPENSE



Dois filmes de terror chamam a atenção no lançamento das estréias desta semana, em Belém: “Enterrado Vivo” e “Demônio”. Eles devem estar em uma das salas do Cinépolis, em poucos horários.

“Enterrado Vivo” (Buried-Espanh1,2010) é uma experiência espanhola do diretor Rodrigo Cortés de um roteiro de Chris Sparing. Trata de um motorista de caminhão, no Iraque, que desconhece sua presença dentro de um caixão, enterrado, tendo apenas um telefone celular e uma lanterna. Resta esperar que o encontrem e para isso deve economizar oxigênio. O filme desafia os claustrofóbicos em hora e meia de agonia. Houve elogios às pencas da critica internacional.

“Demônio”(Demom-EUA,2010) está baseado em uma história do conhecido M. Night Shyamalan e dirigida por John Erick Dowdle. Trata-se de uma situação em que é explorada a perspectiva de suspense no interior de um elevador onde se acha um terrorista e as pessoas que estão lá dentro vivem momentos de angustia.

Os dois filmes têm em comum a exigüidade de espaço para a ação. E o suspense advindo disso.

O blockbuster da semana é “Tron, O Legado” (Tron : Legacy/EUA,2010), sequencia tardia do filme “Tron, Uma Odisséia Eletrônica”(Tron/EUA,1982) de Steve Lisberg. Naquele filme, que impressionou posto que o mundo dos computadores, então, era um mistério fascinante, um hacker, Kevin Flynn (Jeff Bridges) é projetado para dentro de um computador e forçado a participar de um game com gladiadores. Os roteiristas eram o diretor Lisberg e Bonnie MacBird. Agora, 28 anos depois, são Edward Kitzis, Adam Horowitz e mais quatro colegas que seguem o texto da dupla anterior. A direção passa a ser de Joseph Kosinski e a história gira em torno do filho de Kevin, o jovem estudante Sam (Garret Hedlund), que mergulha no mundo virtual em busca de localizar o pai. O encontro dos dois é um meio de colocar uma dupla de heróis às voltas com perigos que se adéquam às inovações de CGI (Common Geteway Interface), usando-se de cenários que se cruzam com as posturas dos intérpretes, mostrando as personagens em espaços irreais, criados por digitadores.

O filme ganha estréia internacional e, na sua produção, a Disney gastou cerca de US$ 200 milhões (o primeiro “Tron” custou US$ 80 milhões). Muitos críticos norte-americanos mostram-se céticos não só quanto ao resultado artístico como comercial. Por aqui estréiam cópias em 3D e 2D legendadas e dubladas.

Estréia também “Aparecida” (Brasil,2010), filme de Tizuka Yamazaki contando duas histórias: a de um homem de pouca fé que vê o filho sarar milagrosamente de uma doença; e o encontro da imagem de Nossa Senhora por pescadores dando margem ao culto de N.S. Aparecida, hoje considerada a Padroeira do Brasil.

Na área extra a ACCPA realiza, no cinema Olympia, a mostra de filmes com Oscarito (1906-1970), todos dirigidos por Carlos Manga. Teremos na sexta “De Vento em Popa”, para mim o melhor de todos; no sabado “Esse Milhão é Meu” e finalmente, no domingo, “O Homem do Sputnik”.

Na Sessão Cinemateca, também do Olympia, estará domingo o clássico “A Felicidade Não se Compra” de Frank Capra, uma forma de desejar um Feliz Natal aos cinéfilos locais.

Na segunda feira, no IAP, o Cine-Clube Alexandrino Moreira” exibirá Decálogo 9 : “Não Desejarás A Mulher Do Próximo” com base no enfoque de um homem impotente que descobre a infidelidade da esposa, o que dá início a uma série de conflitos. E o Decálogo 10 : “Não Cobiçaras Coisas Alheias” tratando de dois irmãos herdeiros de uma coleção de selos que vendem os mais valiosos antes de conhecerem o real valor dos mesmos.

O programa é esse. Façam suas escolhas e boa sorte!

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