quarta-feira, 20 de abril de 2011

DO CINEMA PARA O DVD










Este espaço está sempre identificando os programas em vídeo que circulam nas locadoras e são “esquecidos” pelos programadores de cinema. Há outros que se apresentam ao mesmo tempo nas duas mídias.


Desta vez acho que o público do cinema perdeu a chance de assistir a “Splice, a Nova Espécie”(Splice/EUA, Canadá, 2009) que não chegou aos cinemas locais apesar do trailer ter sido exibido constantemente. E é uma boa “science-fiction”. Trata de um casal de cientistas (Adrian Brody e Sarah Polley) em busca da produção de um animal em laboratório. Na primeira sequencia do filme, os tipos já exibem um casal de lagartas, ou o que seja parecido a isso, que pretendem cruzar para obter o primeiro ser nascido de espécies trabalhadas “in vitro”. Mas a cientista, entusiasmada com a experiência, coloca o seu DNA na fecundação do novo ser. E surge Dren, primeiramente um animal de cauda, pernas alongadas e muito ágil.




O desenvolvimento desse animal é rápido e logo ele se transforma numa jovem que difere da fêmea humana por prosseguir com a cauda, não ter cabelos e não falar. Apesar disso Dren (excelente interpretação de Delphine Chanéac) mostra-se inteligente, capaz de montar peças de quebra-cabeça, e, afinal, se comunicar através de cubos com letras. O caso, mantido às escondidas dos superiores da empresa que financia o projeto, ganha uma dimensão incontrolável quando a jovem nascida em laboratório se apaixona pelo cientista que ajudou na sua gênese, e, como hermafrodita, faz sexo com a sua idealizadora.


O roteiro de Vicenzo Natali, Antoinette Terry Bryant e Dough Taylor baseia-se num conto dos dois primeiros. Natali também é o diretor e no gênero já havia realizado o curioso “Cubo” (1977), além de episódios da série “Earth: Final Conflict”, para a TV. A narrativa é dinâmica e a trama procura afastar os estereótipos comuns a filmes semelhantes deixando um final que interroga sobre o efeito da criatura de tubo de ensaio, uma versão moderna, certamente, do monstro de Frankenstein.


Aos cinéfilos ligados ao tema, o video é peça interessante de curtição.


Quanto aos filmes em cartaz até recentemente nas telas dos cinemas, já estão nas locadoras, por exemplo: “Você Vai Encontrar o Homem de Seus Sonhos”, de Woody Allen, e “O Garoto de Liverpool”, de Sam Taylor-Wood.


No rol dos clássicos estão títulos esquecidos como “Elle S’Appele Aurore”, de Luis Buñuel, cujo título no DVD brasileiro é “Assim é a Aurora”. Esse filme marcou o breve retorno do cineasta à França, em 1956, em seguida regressado ao México onde produziu vários trabalhos nessa década. O tema abordado apresenta um casal que encontra um amigo, depois de muitos anos, acabando por saber que ele está envolvido num assassinato.


Entre esses títulos esquecidos também se encontra a primeira versão de “Orgulho de Preconceito” de Jane Austen, com Laurence Olivier e Greer Garson dirigidos por Robert Z. Leonard. O grande ator inglês estava nos EUA onde protagonizou, um ano antes (1939) “O Morro dos Ventos Uivantes”. Foi nessa época que inciou o namoro e casou-se com Vivien Leigh, sua conterrânea, que esta no elenco de “...E O Vento Levou”.


Outros títulos circulando em DVD jamais estiveram por aqui como “O Homem de Cabeça Raspada” de André Delvaux, “Whily” de Fassbinder e “A Casa das Janelas Sorridentes” de Pupi Avali. Os dois primeiros serão tratados na próxima semana. Muito bem narrados.


A animação “Enrolados”, da Disney, já está disponível em DVD. O desenho teve uma carreira apenas razoável nos cinemas e a empresa tratou de colocá-lo no mercado de “home vídeo” até como forma de driblar a pirataria. É um divertido programa para todas as idades, mexendo um pouco com a fórmula dos contos de fadas, no caso de “Rapunsel”.


E também já estão em DVD “Incontrolável” e “De Pernas pro Ar”, sucessos na tela grande no inicio do ano.

DVDS MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)
1. Enrolados
2. Machete
3. Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino
4. 72 Horas
5. Ladrões
6. Tron - O Legado
7. Jackass 3D
8. Splice - A Nova Espécie
9. Senna
10. Um Homem Misterioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário