segunda-feira, 25 de abril de 2011

LÁGRIMAS DE FELICIDADE





Apesar de o diretor Mitchell Lightenstein ter sido candidato a um Urso de Ouro no Festival de Berlim pelo filme que escreveu e dirigiu, “Happy Tears”(Lágrimas de Felicidade, 2009), este só chega ao nosso mercado em DVD. E não se diga que é frontalmente anticomercial. É mais uma avaliação dos distribuidores e exibidores que limitam seus lançamentos a blockbusters e similares visando uma plateia média e uma renda de bilheteria farta.
O filme aborda a vivência de uma família de classe média composta de pai e duas filhas, o primeiro sofrendo de esclere e com outras doenças que fazem prever pouco tempo de vida. Laura (Demi Moore), a filha de menos recursos chama a irmã Jayne (Parker Posey), que mora em outro estado, para ajudá-la no tratamento do idoso. Isto porque a enfermeira contratada para isso, Shelley (Ellen Barkin) não é confiável, sendo logo reconhecido pelas filhas que nem é enfermeira formada. A presença da irmã traz mais problemas do que propriamente ajuda. Desejando engravidar e tendo um companheiro com problemas de família (o pai depois de morto revelou-se desonesto), tenta mudar o cenário incentivando o rapaz, um promissor artista plástico. Mas o velho pai, Joe (Rip Torn), polariza as atenções, incentivando a todos sobre um tesouro enterrado no quintal da casa onde moram e que vai deixar para as filhas quando morrer. Mas Laura precisa de dinheiro até para manter o pai ou mesmo mandá-lo para um asilo.

Personagens periféricas e situações que cercam as moças e as fazem lembrar o tempo de criança formam um caleidoscópio de imagens muito bem trabalhadas, especialmente na condução do elenco. O filme é excelente no que se refere ás interpretações. O veterano Rip Torn teve passagem por escândalos devido a drogas, mas recuperou o prestigio nesse difícil tipo que incorpora. Parker Posey brilha como a mais nova das irmãs. E tanto Demi Moore, aqui longe de sua posição em comédias românticas, assim como Ellen Barkin, merecem aplausos. Por este grupo de intérpretes o filme salta de um uma história limitada à margem do melodrama para um quadro social em que se defrontam valores e figuras críveis – gerações, relacionamentos, solidariedade – tornando-se, por isso mesmo, cativante. Um filme muito interessante.

Entre os lançamentos em DVD está o incrível “Serenata”(Serenade/EUA,1956) de Anthony Mann. O bom diretor de westerns estava, na época, casado com a atriz-cantora espanhola Sarita Montiel e colocou-a como a garota que vai mudar o comportamento apaixonado do tenor vivido por Mario Lanza, desesperado de amor pela milionária interpretada, com alguma classe, por Joan Fontaine.
Lanza canta trechos de opera e algumas músicas populares. Mas nunca foi ator em sua vida. E neste filme está muito abaixo de outro filme seu conhecido, “O Grande Caruso”, onde foi lançado a intérprete dramático pela indústria cinematográfica norte-americana.

“Serenata” tem todos os elementos medíocres que são possiveis juntar nos melodramas do passado. Tão desclassificado do que certas produções que Sarita Montiel protagonizou ao retornar à sua terra natal, ganhando fama com “La Violetera” (1958)

Muito bom mesmo é “O Homem da Cabeça Raspada”(De Man die Zijn haar Kort Liet Knippen/Alemanha, 1966). O diretor francês André Dulvaux consegue transmitir o drama do personagem descrito no primeiro livro do escritor belga Johan Daisne (outro foi “Un Soir, Um Train” que o mesmo diretor filmou e no Brasil tomou o título de “Laços Eternos”, 1968). Diz-se que o personagem Professor Mato (Hector Camerlynk) tem traços biográficos de Daisne. É um homem simples, casado, com dois filhos, que se apaixona loucamente por uma aluna, Fran (Beata Tyszkiewicz). O ator está excelente no papel e o roteiro conserva o teor literário sem que isso prejudique o andamento dramático (ao contrário, enaltece). Inédito nos cinemas brasileiros. Veja sem falta.

DVDS MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)



1. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Pt. 1
2. Enrolados
3.Machete
4.72 Horas
5. Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino
6. Jackass 3D
7. Ladrões
8. Senna
9. Tron - O Legado
10.Corrida Mortal 2






Nenhum comentário:

Postar um comentário