sexta-feira, 28 de junho de 2013

DICKENS E OS NAMORADOS

Heloisa Périssé e seus parceiros em "Odeio O Dia dos Namorados" 


Com direção de Roberto Santucci (“Bellini e a Esfinge”, 2002;”De Pernas pro Ar 1 e 2”, 2010, 2012; “Até que a Sorte nos Separe”, 2013) “Odeio o Dia dos Namorados”(Brasil, 2013) segue a tendência atual da produção cinematográfica brasileira em fazer comédia para se comunicar com o público (e dar algum lucro). O roteiro foi escrito por Paulo Cursino, e trata da publicitária Débora (Heloisa Périssé), mulher autoritária a partir de relacionamentos mal sucedidos. Quando sofre um desastre de carro, antes de cair no chão, vê o espirito do amigo Gilberto (Marcelo Saback), ex-colega de trabalho que morreu há algum tempo e que passa a lhe mostrar como a sua vida deve ser encarada, levando-a ao passado, a bastidores do presente e a um futuro que será a consequência de sua ação nesses outros tempos. Como se pode observar é uma adpatação da clássica historia de Charles Dickens “Um Conto de Natal”(A Christmas Carol, 1843) trocando-se a usura do velho Ebenezer Scrooge – a quem a confraternização natalina é apenas um prejuízo financeiro – pelo Dia dos Namorados onde se contabilizam romances.
Na primeira sequencia, Débora está “despachando” o noivo Heitor (Daniel Boaventura), privilegiando o seu trabalho. E em prosseguimento se vê o empenho dela numa campanha publicitária do conhecido bombom “Sonho de Valsa”, detalhando-se o seu relacionamento com funcionárias da firma onde funciona, em especial Carolina (Daniela Valente) a única que lhe é fiel e que Débora despede do quadro funcional num momento de raiva. Em seguida há o acidente. E as viagens no tempo ciceroneadas por Gilberto. O final dá direito a uma apoteose do tipo que foi visto em "Quem quer ser um Milionário"(2008), modo de dizer que tudo é fantasia, é a vida maquilada pelo cinema.
Um fator merece destaque: “Odeio o Dia dos Namorados” desloca-se da fórmula da pornochanchada e chega a ser imaginoso no modo como se inspira em Dickens. Aliás, o autor inglês é duas vezes citado explicitamente: na capa de um caderno durante uma refeição em uma lanchonete e num telefone celular. Se o publico que consome as comédias descerebradas que pululam nas telas como forma de manter um processo industrial (e em muitos países) desconhece quem escreveu “Um Conto de Natal” é um espasmo cultural que se passa despercebido pela maioria não deixa de marcar como uma espécie de assinatura a inspiração básica do enredo.
Impressiona, sobremodo, o uso de efeitos especiais como a imagem virtual de uma pessoa na sequencia final, a conjunção de imagens em determinados planos, o efeito de CGI no desastre rodoviário a lembrar os filmes de ação de Hollywood, e a própria dinâmica da edição, conseguindo narrar a história sem forçar certos detalhes.
Roberto Santucci desta vez acertou. Claro que não há sinal de cinema denso, do que intensifique certas situações e personagens dando mais substancias ao conjunto. Mas o objetivo foi comunicar, foi fazer rir. E louve-se o fato de se estimar um tipo de comédia que é realizado sem apelar para clichês como a pseudolicenciosidade que foi vista, por exemplo, em “E Ai, Comeu?" . "Odeio..." diverte. E muito se deve a atores como Heloisa Perissé e Marcelo Saback. Quando eles estão juntos percorrendo as fases da vida da primeira há o melhor do filme. Mesmo considerando que a pintura maniqueísta (bem e mal) não passa dos limites de convençao. Vale a pena assistir.

REGISTRO


Este espaço não poderia deixar de registrar, no dia 18, o aniversário do crítico de cinema e amigo Acyr Paiva de Castro. Para nós, de um tempo anterior em que o movimento da crítica tinha muitos espaços na imprensa para publicar as opiniões dos membros da APCC, Acyr era o mestre, sempre atento à teoria dos filmes e fazendo de seus textos um estilo de linguagem que marcava o espectador. Teve (e tem) cadeira cativa neste espaço onde ficou responsável, por muito tempo, pelo “cantinho do Acyr”. Ao amigo, um abraço forte pela data, com votos de muita saúde e paz em mais esta caminhada. Feliz aniversário, querido Acyr. 

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