sexta-feira, 21 de maio de 2010

DO OLIMPO AO FOLCLORE BAIANO






Somente duas estréias estão previstas para os cinemas da Empresa Moviecom/ Belém: “Fúria de Titãs” e “Quincas Berro D’Água”. O primeiro é refilmagem de um cultuado filme de 1981, do veterano diretor norte-americano Delmer Daves. O segundo é uma adaptação do romance de Jorge Amado feita pelo conterrâneo do escritor, cineasta Sérgio Machado.
Na área extra, como de hábito, ocorrem os programas mais interessantes: “O Jardim dos Finzi Contini”, último filme importante de Vittorio De Sica (amanhã, sábado, na Sessão Cult do Cine Libero Luxardo); o clássico “Um Lugar ao Sol”, de George Stevens, inaugurando a Sessão Nostalgia do Olympia (domingo à tarde); o polêmico “Week End a Francesa”, de Jean Luc Godard (no Cine Clube Alexandrino Moreira/IPA, 2ª feira à noite) e “Splendor”, de Ettore Scola (na 3ª.Feira, no Cine Clube Pedro Veriano/ Casa da Linguagem).
Além dessa programação, prossegue no Olympia, de terça a domingo às 18,30 a exibição de “Sete Anos” de Jean-Palcal Hattu, e, no Cine Libero Luxardo, até domingo à noite, “Ao Lado da Pianista” de Dennis Decourt.
“Duelo de Titãs”(Clash of Titans/EUA/2010) tem a direção de Louis Leterrier e se baseia no filme do mesmo nome realizado há 29 anos. Para se dimensionar o projeto é interessante evidenciar um aspecto: no filme de 1981, o grande Laurence Olivier interpretava o papel de Zeus, o todo-poderoso do Olimpo, e havia o criativo “stop motion” do mestre Ray Harryhouse.
Quanto ao novo filme, há mudança no motivo da ação de Perseu, o deus que matou a Medusa, visto que agora ele passa a lutar contra os demais deuses em vingança pela morte de seu pai, enquanto que na versão de Delmer Davis a sua aventura visava o amor de Andrômeda.
A mitologia grega é de há muito um motivo para cinema. Muitos filmes abordaram deuses e heróis, quase sempre mudando o que se sabe sobre as figuras que povoaram mentes ocidentais desde os primórdios da civilização. Agora, com a facilidade de efeitos especiais oferecidos pela computação gráfica, o gênero, como lendas de outras fontes, passaram a servir de meta de blockbusters. No caso de “Fúria de Titãs”, são 3 roteiristas (Travis Beacham, Phil Hay e Matt Manfredi) que trabalharam no que escreveu Beverly Cross. O resultado visa, obviamente, o grande publico que é apaixonado por videogame e pouco se dá ao que de mais tradicional exista sobre as lendas gregas.
Lançamento nacional em cópias legendadas e dubladas.
“Quinas Berro D’Água”(Brasil, 2010) aborda o malandro que descende de família rica e ao morrer consegue reunir num pequeno aposento os seus amigos de farra e os parentes de outra classe social. Este quadro que investe contra toda sorte de preconceito ganha no filme de Sérgio Machado (assistente de Walter Salles em “Central do Brasil” e roteirista de “Abril Despedaçado”), uma visão, segundo alguns críticos, carnavalesca. Mas até por isso inserida no contexto imaginado pelo escritor. Exibição no Moviecom Castanheira sala 1.
“O Jardim dos Finzi-Contini” (Il Giardino degli Finzi-Contini/Itália, 1970) explora o avanço do nazi-fascismo com a prisão de judeus. A família que dá título ao filme, composta de um professor renomado e sua prole, vê, gradativamente cerceados, os seus movimentos, acabando por embarcar para um campo de concentração. Em destaque, o papel de Micól (Dominique Sanda) e Giorgio (Lino Capolicchio), jovens cujo destino envolve-os em uma tragédia. O filme, com roteiro de Vittorio Bonicelli e Ugo Pirro com base em um romance de Giorgio Brassani, foi o último trabalho de vulto na filmografia de Vittorio De Sica, um dos mestres do cinema neo-realista. Imperdível.
“Week End à Francesa”(Week End/França, 1967) é um dos oito filmes que Jean-Luc Godard dirigiu só nesse ano. Focaliza a viagem de uma família na classe burguesa para uma estação de veraneio com o trajeto tumultuado a partir de um acidente que “engarrafa” o transito. Isto é motivo para Godard criticar uma classe social no estilo que só ele sabe fazer. Entre um diálogo e outro, as condições se revelam ilustrativas do que cada representante de uma classe objetiva. Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário