segunda-feira, 10 de maio de 2010

FILMES INEDITOS EM DVD






















Este espaço tem alertado os cinéfilos sobre os filmes que têm sido lançados em DVD e não chegam ao mercado exibidor.“Substitutos”(Surrogates/EUA,2009) por exemplo, não chegou aos nossos cinemas, apesar de ser um blockbuster, com Bruce Willis lembrando o seu papel em “Duro de Matar”. O roteiro lembra o clássico “O Mundo de 2020”(Soylent Green) de Richard Fleischer. No futuro, as pessoas se acomodam em suas casas e determinam que robôs façam todas as tarefas que lhe são impostas. É um modo, segundo os inventores, de diminuir as doenças contagiosas, os desastres diversos e até mesmo alguns delitos.

Mas as coisas não parecem tão simples quando a cópia (ou avatar) de um rapaz, é destruída e ele, na sua residência, morre. O FBI e cientistas temem que haja uma correlação e que os danos a um robô atinjam as “matrizes”, ou seja, quem o governa. Bruce Willis protagoniza o policial encarregado de desvendar o crime e ele próprio usa um avatar, que antes do meio do filme é destruído e dá margem a que ele próprio assuma as investigações. Com direção de Jonathan Mostow, cineasta que realizou o mais recente episódio da série “O Exterminador do Futuro”, é um programa inventivo e divertido, com uma dinâmica artesanal que pede o gênero. Dá para se pensar no ineditismo por aqui...

“Rastros de Justiça”(Five Minutes to Heaven/Ingl, 2008) é mais um filme sobre o IRA, ou seja, sobre a luta de irlandeses por suaindependência do Império Britânico. No caso, um ativista protestante mata um católico atirando para dentro da casa do personagem. Na hora do crime ele chega a ver o irmão menor da vitima brincando de bola na porta. Mas não reconhece o garoto e foge. Trinta e três anos depois se vê o matador saindo de uma prisão, e convidado por uma emissora de TV para encontrar o ex-menino que o viu atirar. O enfoque do lado do irmão do assassinado mostra o preparo de uma vingança, e do outro lado com um modo do assassino fugir de constantes pesadelos pela culpa que carrega. O desfecho da história não é comum, realçando valores humanos pouco exibidos no cinema atual. Direção de Oliver Hirschbiegel de um bom roteiro de Guy Hibbert.

“A Era da Inocência”(L’Age des Tenebres/Canadá, 2008) é o fecho da trilogia do diretor Denys Arcand iniciada com “A Queda do Império Americano” (o filme seguinte foi “Invasão dos Bárbaros”). Aqui o “império” já caiu, os bárbaros já invadiram, e o que existe é o sufoco de um mundo poluído e cada vez mais duro, deixando as pessoas sem sentimentos. O argumento para isso não é muito convincente e o filme é o menos feliz dos três. Mesmo assim, há uma visão aguda de problemas atuais e uma narrativa que prende a atenção do espectador.
No rol dos clássicos chega um dos menos conhecidos filmes de Samuel Fuller, ícone dos cineastas independentes dos EUA: “O Barão Aventureiro”(The Baron of Arizona/EUA,1950). Desta vez Fuller obteve recursos para uma produção acima da linha que costumava usar e só tropeça no uso de Vincent Price para o papel principal, interpretando o falsário que inventa personagens para se apossar das terras do Arizona. Ele imagina uma família de nome Peralta, visitando um camponês analfabeto e dizendo a ele que uma sua protegida é a herdeira desses Peraltas e como tal a “baronesa” do lugar. Para consubstanciar o plano, entra num convento para poder alterar papéis de doação por parte do rei espanhol. E como sabe que o documento básico está em Madri, ruma para a Espanha, ajudado por ciganos, e consegue mudar a página do livro de doações do rei. A muito custo o governo dos EUA descobre a trama, embora o pior seja a fúria popular contra o usurpador das terras que os fazendeiros haviam adquirido da união. A jovem da história é Ellen Drew. A fotografia é do mestre James Wong Howe. A narrativa muito simples faz com que se acompanhe as trapalhadas do falso barão com um certo suspense. Um filme interessante para qualquer platéia mesmo hoje, depois de 60 anos de edição.

DVDs MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)

1. Avatar
2. Onde Vivem os Monstros
3. Vício Frenético
4. Abraços Partidos
5. Jogos Mortais VI
6. Chéri
7. Lula, O Filho do Brasil
8. Assalto ao Carro Blindado
9. Vidas Cruzadas
10. Planeta 51

Nenhum comentário:

Postar um comentário