domingo, 16 de agosto de 2009

SISSI, A IMPERATRIZ



Comemorando o seu 10º aniversário, a Versátil, distribuidora de DVD especializada em clássicos de diversas épocas e nacionalidades, lançou, nas locadoras e lojas, um luxuoso pacote com os filmes da série “Sissi”, produção alemã de grande sucesso nos anos 50 que narra, de forma novelesca, a vida de Elisabeth, a imperatriz austríaca, casada com o imperador Franz Joseph.
Os filmes dirigidos pelo cineasta germânico Ernst Marischka, revelaram a atriz Romy Schneider , nascida na Áustria como a personagem que interpreta e que logo se tornaria uma estrela de fama internacional, atuando nas cinematografias alemã, francesa, inglesa e norte-americana.
Quem viveu a época de lançamento de “Sissi” (1953),”Sissi a Imperatriz’ (1955) e “Sissi e Seu Destino”(1960) lembra das filas que os filmes formavam nos cinemas , no caso paraense, no Cine Nazaré (1000 lugares) onde se contabilizavam muitas sessões lotadas.
Um halo de conto de fadas cercava a imagem da garota interiorana (Romy adolescente) que acabaria por conquistar o seu príncipe (não necessariamente encantado), passando a morar em um palácio, mas procurando dar o seu jeito nas coisas reais que descobria.
Os filmes são característicos de um tempo. A indústria cinematográfica alemã refazia-se do impacto sofrido com a guerra (a 2ª Mundial) e a idéia era proporcionar ao público abalado pelos acontecimentos programas que fossem especialmente divertidos, como os musicais “As Pernas de Dolores” e “Noites no Papagaio Verde”, ficando lembranças bélicas como a exceção que confirma a regra, tipo “Os Diabos Verdes de Monte Cassino” ou “A Ponte”.
Cineastas que procuravam um cinema mais denso, a lembrar os áureos tempos do expressionismo, eram bem poucos. Lembro só de Helmut Kautner, ou de alguma produção de Kurt Hoffman.
O cinema de Ernst Marischka encaixava-se bem no que os italianos faziam antes da guerra, os chamados “telefones brancos” (romances ingênuos que o governo Mussolini fazia questão de fomentar para que o público não “pensasse em problemas de ordem política”).
Além dos três filmes, o pacote “Sissi” traz a ainda “Jovens Anos de Uma Rainha”, uma espécie de quarta etapa da aventura imperial de Romy Schneider, embora já demonstrando a exaustão do gênero. E o melhor: traz muitos bônus, sendo o mais significativo o documentário sobre a atriz, narrado por várias pessoas que a conheceram no meio artístico como Helmut Griem, Jean Claude Brialy, Karlheinz Böhm e Claude Sautet (diretor francês com quem fez “As Coisas da Vida”).
Romy Schneider era filha da atriz veterana Magda Schneider. Como os pais se separaram cedo, ela viveu a adolescência com a mãe, que a levou para o teatro e depois para o cinema. Magda interpretaria a mãe da própria Elisabeth (Sissi), na série filmada nos locais doa acontecimentos. Depois de ser a imperatriz juvenil, surgiu a chance de conhecer o galã francês Alain Delon e com isso uma paixão. Eles trabalhariam como enamorados no filme “Cristina” e contrariando a mãe e amigos, a estrela passou a viver um tempo com o namorado em Paris. Mas o romance não teve o final feliz dos filmes. Mesmo assim, Romy ainda atuou em ”A Piscina”. com Delon. Ela se casaria por mais de uma vez, tivera filhos, e o mais velho e único homem morreria adolescente ao cair sobre as grades da casa do avô em Paris. Esse fato marcou o inicio de uma fase amarga na vida da atriz, justamente quando ela fazia questão de papeis difíceis como em “O Processo” de Orson Welles, ”Ludwig” de Visconti e “Coisas da Vida” de Sautet.
Romy Schneider morreu cedo, com o marido encontrando-a desfalecida, julgando tratar de mistura de remédios, ou, como diziam na época, de suicídio.
A série “Sissi” não é só, portanto, uma homenagem da Versatil a um episódio do cinema mundial, mas a uma intérprete que vendeu formosura e talento, deixando a marca de transição na cinematografia alemã entre a fase do imediato pós-guerra e o cinema novo que viria com Herzog, Fassbinder, e outros cineastas inovadores.

DVDs MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)

X-Men Origins: Wolverine
Velozes e Furiosos 4
Jonas Brothers - O Show
O Menino da Porteira
Presságio
Anjos da Noite - A Rebelião
Che
Massacre no Bairro Chinês
Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Valsa com Bashir

Nenhum comentário:

Postar um comentário