Há 7 horas
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
UMA ESTRÉIA PRECIOSA
As principais estréias nesta sexta feira,26/02 em Belém/PA, nos cinemas do grupo Moviecom são : “Preciosa”, “Simplesmente Complicado” e “Contatos do Quarto Grau”.
Na área extra começa domingo, na Sessão Aventura do Cine Olympia, o seriado “Flash Gordon”, preferido de uma geração (a dos nossos avós), acompanhado de um clássico da ficção-cientifica: ”O Planeta Proibidro”. No Cine Clube Alexandrino Moreira (IAP), na 2ª,Feira, será exibido “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”(Annie Hall), o filme de Woody Allen que mereceu o Oscar do ano em que foi lançado e que o autor(escritor, diretor e intérprete) não compareceu à cerimônia de entrega dos prêmios. Depois da projeção haverá um debate sobre o famoso troféu da Academia de Hollywood.
E nesta terça feira, 02/03, o Cine Olympia e a ACCPA programam um festival de filmes que receberam o Oscar. O primeiro a ser exibido será “Aconteceu Naquela Noite” (1934), de Frank Capra. Seguirão: ”Como Era Verde o Meu Vale” (1941) e ”Sindicato de Ladrões” (1954). Cada filme permanecerá 2 dias em cartaz. Na outra semana serão exibidos mais filmes “oscarizados”.
“Preciosa” (Precious, EUA, 2009) é candidato ao Oscar, especialmente em duas categorias principais, a de melhor filme e de melhor atriz. E as atenções cabem, enfim, à Gabourey Sidibe que interpreta a personagem-título, uma jovem negra, analfabeta (está estudando), obesa, violentada pelo pai (Rodney Jackson) com uma filha dele e já esperando outra criança, e sendo humilhada sistematicamente pela mãe (Mo’Nique). Claireece “Precious” muitas vezes pensa em se matar, mas, como diz certa vez, “não encontra um botão para apertar suspendendo sua vida”. Sua filhinha, criada pela avó, é portadora da Síndrome de Down e por isso ela chama de Mong (lembrando mongolóide). Com esse quadro recebe atenção do governo e do serviço social, recursos que a mãe não quer perder. Por circunstancias outras é auxiliada por uma professora que se dispõe a ouvir o drama da família. Mas chega a um ponto que Claireece resolve viver como puder longe de todos.
O filme segue uma linha realista incomum no cinema norte-americano. E o seu realismo, de tão cruel, se distancia de certas experiências do passado neste campo. É um drama duro, desses que se encontram no dia a dia de uma cidade, sem que haja um olhar mais centrado nesses pequenos grandes problemas humanos.
A direção é de Lee Daniels e o roteiro é de Georffrey Fletcher com base em um livro escrito por Sapphire – que seria a própria mulher-título.
Gabourey Sidibe ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz dramática sendo apontada como a favorita do Oscar do dia 7. Vamos lá torcer por seu êxito.
“Simplesmente Complicado” (It’s Complicate-EUA,2009) é mais uma comédia romântica. Mas parece ser das que sensibiliza a unanimidade de espectadores. Meryl Streep protagoniza Jane, divorciada de Jake (Alec Baldwyn) e namorada de Adam (Steve Martin). No momento do casamento da filha, ela revê o ex-marido, que já está casado com outra. Esse encontro gera um “affaire”. Agora está formando um estranho quarteto: o ex-marido passa a ser o amante e o namorado passa a ser o traído. Por seu turno, a esposa do ex-marido passa a ser a mulher traída.
A direção é de Nancy Meyer, com experiência no gênero. Os críticos norte-americanos elogiaram o elenco, especialmente Meryl Streep.
“Contatos do 4 Grau”(The Forth Kind EUA,2009) passa-se numa pequena cidade canadense nos anos 60 onde pessoas começam a desaparecer. Repórteres vão investigar o assunto e se deparam com manifestações de seres extra-terrestres. A direção e o roteiro são de Olatunde Osunsanmi. Boas críticas na rede para os que duvidarem da exploração de um tema aparentemente gasto pelo uso.
“O Planeta Proibido” (Forbidden Planet EUA,1956) foi o primeiro filme da então poderosa empresa MGM em cinemascope & cores dentro do gênero ficção - cientifica. No futuro distante,Walter Pidgeon é um cientista desaparecido que astronautas encontram em um planeta de outro sistema solar morando com a filha(Ann Francis). Os demais cientistas que foram a esse mundo desapareceram assim como os habitantes do lugar. Logo os astronautas sabem que ali mora um monstro invisível que no final da história é desvendado para surpresa do público. A direção é de Fred Wilcox. Com este filme será apresentado o primeiro episódio de “Flash Gordon no Planeta Mongo” (Flash Gordon-EUA, 1936), com Buster Crabbe, seriado de grande sucesso no passado, com base nos quadrinhos de grafic crew Alex Raymond. Domingo em Sessão Aventura da ACCPa com entrada franca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário