terça-feira, 27 de abril de 2010

SUCESSOS DO CINEMA MUDO




O DVD está recuperando o cinema mudo,reproduzindo cópias de filmes dos primeiros anos da arte & indústria cinematográfica. O cinéfilo pode encontrar, nas principais locadoras (em Belém, na FOXVIDEO) os seguintes títulos: “Madame DuBarry” de Ernst Lubitsch, “A Roda” de Abel Gance, “Sangue e Areia” de Fred Niblo, “O Dinheiro” de Marcel L’Herbier e “Asfalto” de Joe May. Todos lançamentos.

“Madame DuBarry”, de 1919, é um dos mais bem sucedidos filmes de Lubitsch na sua fase alemã. Focaliza o tipo de uma infortunada plebéia (protagonizada por Pola Negri), transformada na favorita do rei Luis XV (Emil Jennings), ganhando lugar na corte até a troca do personagem no trono. O diretor atuou em sua terra até que passou a residir nos EUA escapando do nazismo. Em Hollywood, consolidou a fama com operetas como “Alvorada do Amor” e “A Viúva Alegre” e comédias como “A Loja da Esquina”, “Ninotchka” e “O Diabo Disse Não”.
Uma superprodução dos estúdios UFA que no seu lançamento em Belém, segundo comentários, foi muito aplaudido.

“A Roda”(La Roue, EUA, 1923) é um trabalho exaustivo de Abel Gance (o diretor de “Napoleão”). Recebendo instruções de David Wark Griffith numa visita aos EUA, usou a nova tecnologia do melodrama para enfocar a história de um ferroviário que encontra uma menina após um desastre de trem, criando-a ao lado do filho, da mesma idade. Anos depois o pai adotivo se apaixona pela bela jovem adotada. Mas surge um milionário no cenário e as dificuldades do ferroviário levam a moça ao casamento com o rico personagem. Infeliz, ela tenta prosseguir a união e quando sabe que é adotada e não filha e irmã de quem a acompanhou por muitos anos tenta mudar o cenário. Mas uma tragédia está entre os planos próximos (muitos) de trilhos e rodas de trens (uma novidade para um tempo em que o cinema preferia médios e grandes planos).

“Sangue e Areia”(Blood and Sand, EUA, 1922) traz o mitológico Rudolph Valentino como o toureiro Juan Gallardo do romance de Vicente Blasco Ibañez. O enredo, muitos conhecem, acusa de antemão a morte do herói na arena. Mas o filme fez sucesso até por isso. Segundo testemunhos, os espectadores, especialmente as espectadoras, comoviam-se ao ver seu ídolo sucumbir diante das chifradas de um touro. O diretor é o mesmo Fred Niblo da primeira versão de “Ben Hur” .
“O Dinheiro”(L’Argent, França, 1928) inspira-se no romance de Emile Zola. É a história de um inescrupuloso banqueiro que tudo faz para manter um “status” abusando da amizade de um homem que pode ajudá-lo, mas a quem trai namorando a sua mulher. No elenco, Brigitte Helm, Marie Glory e Pierre Alcover. O diretor Marcel L’Herbier fundou o IDHEC e dirigiu a Cinemateca Francesa.

“Catherine, Uma Vida sem Alegria” (Une vie sans joie, França, 1924) é o primeiro filme de Jean Renoir. Co-dirigindo está Albert Dieudonné. A personagem-título é uma órfã que conhece o mundo de riquezas, mas não encontra espaço para ser feliz. Catherine Hesling é a principal intérprete e o próprio Renoir é ator.
“Asfalto”(Asphalt, Alemanha, 1929) é um melodrama exposto em imagens muito elaboradas. São closes, movimentos de câmera e iluminação expressionista a pontuar uma história cheia de estereótipos, mas contada de forma dinâmica, incomum para o tempo da produção. O diretor Joe May está entre os expressionistas.

Além desses clássicos, as novidades correm por conta de filmes não exibidos nos cinemas locais como “A Procura de Eric”(Finding Eric/Inglaterra,2008) e “Andando Sobre as Águas”/Israel, 2003) de Jeyton Fox. O primeiro filme é dirigido por Ken Loach (“Terra e Liberdade”) e com muito bom humor trata de um jogador de futebol que deixa a mulher e já avô, sempre amigo da única filha, tenta a reconciliação, mas se vê as voltas com dois rapazes, seus enteados, que se metem com gangues. Um modo curioso do roteiro é o personagem dialogar com seu “alter-ego” como um conselheiro. E o final, com o apoio de amigos, lembra os filmes de Frank Capra.

Quanto ao filme israelense focaliza um “matador de terroristas”que se cansa do cargo com o suicídio de sua esposa. Bons programas. N]ao deixem de assistir!


DVDs MAIS LOCADOS – FOXVIDEO
1. Jogos Mortais IV
2. Lula, O Filho do Brasil
3. Assalto ao Carro Blindado
4. Alvin e os Esquilos 2
5. Lua Nova
6. Sempre ao Seu Lado
7. Uma Mãe em Apuros
8. Abraços Partidos
9. Tudo Por Você
10. Garota Fantástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário