quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MARATONA CIRCUITO ITALIANO NO OI CINE ESTAÇÃO






Neste domingo, 18 de setembro, a partir das 10h, acontece a Maratona Circuito Italiano, com filmes que foram exibidos durante a XV Feira Pan-Amazônica do Livro. É a última oportunidade de assistir, em película, os clássicos ‘Morte em Veneza’, de Luchino Visconti; ‘O Passageiro – Profissão Repórter’, de Michelangelo Antonioni; ‘Os Contos de Canterbury’, de Pier Paolo Pasolini; ‘Assédio’, de Bernardo Bertolucci; e ‘A Doce Vida’, de Federico Fellini. A Maratona Circuito Italiano tem apoio do Instituto Italiano de Cultura. A entrada é franca.
A maratona faz jus ao protagonista da Feira do Livro 2011, que voltou a centrar o foco no livro. Os filmes de Visconti e Pasolini são livremente inspirados em obras literárias. Já os roteiros originais dos filmes de Bertolucci, Antonioni e Fellini provocam a discussão sobre a legitimidade do roteiro original enquanto publicação literária, que nos últimos vinte anos aquecem o mercado editorial e invadem a rede mundial de computadores.


‘Morte em Veneza’, de Luchino Visconti, narra a via-crúcis do compositor Gustave Aschenbach, em viagem para repousar após um período conturbado no plano artístico e pessoal. Em Veneza ele desenvolve uma atração perturbadora pela beleza efébica de Tadzio, um adolescente púbere em férias com a família pertencente à nobreza polonesa. Baseado na obra homônima de Thomas Mann, o filme navega pelas canais pútridos da famosa cidade sobre as águas, para ir além da questão da sexualidade e assim provocar uma série de interpretações estéticas no espectador-leitor.


‘Os Contos de Canterbury’, de Pasolini, tem como base uma coleção de histórias escritas a partir de 1387, por Geoffrey Chaucer, um dos consolidadores da língua inglesa. Nos contos, acontecimentos curiosos, passagens pitorescas, citações clássicas e ensinamentos morais relacionados à vida e aos costumes do século XIV na Ingalterra. A estrutura geral é inspirada em ‘Decameron’, de Boccaccio, outra adaptação de Pasolini para a Trilogolia da Vida (também representada por ‘As mil e uma noites’). Em um determinado momento, Pasolini renegou esses filmes, afirmando que foram apropriados equivocadamente pela indústria cultural, que os classificava como pornográficos. Pelo conteúdo classificado como erótico, os filmes da Trilogia da Vida foram proibidos nos Estados Unidos. No Brasil, só foram liberados para exibição pública após a abertura política.
Considerada uma das melhores produções do diretor Michelangelo Antonioni, ‘O Passageiro -



'Profissão Repórter’, apresenta, em belas imagens, como a incomunicabilidade pode se tornar, de fato, em estética por meio de planos arrojados, e a atenção especial para plano-sequência de sete minutos do ponto de vista da janela do quarto de um hotel, onde a narrativa dramática é feita a partir de ações vistas à distância, acompanhadas de sons misturados.
O plano-sequência também é objeto de culto em ‘Assédio’, de Bernardo Bertolucci, gravado originalmente para a TV italiana e depois codificado para a película. O filme foi rodado em Roma, nas redondezas da Praça da Espanha, no apartamento em que Gabriele D’Annunzio escreveu seu famoso romance Il piacere. Bertolucci é um cineasta ousado, que gosta de movimentos de câmera sofisticados, roteiros inteligentes e não tem medo de experimentar, mesmo quando trabalha com grandes orçamentos.


Enfim, ‘A Doce Vida’, de Federico Fellini, normalmente citado como marco da transição do Neo-realismo para o Simbolismo na carreira do diretor. A vida doce felliniana mostra uma Roma moderna e sofisticada, mas decadente, em dois momentos: antes e depois da morte do personagem Steiner. Há também Christa Paffgen, que adotou o pseudônimo de Nico e fez parte da banda Velvet Underground. Na sequencia da festa dos nobres, alguns dos garçons eram aristocratas verdadeiros, e a então modelo e cantora Nico interpreta a si mesma nesta cena.

SERVIÇO
Maratona Circuito Italiano
Local: OI Cine Estação. Entrada franca.

10h: Morte em Veneza
Direção: Luchino Visconti. Com Dirk Borgade e Silvana Mangano. Cor. 14 anos. 130m.

14h: Assédio
De: Bernardo Bertolucci. Com Claudio Santamaria e Thandie Newton. Cor. 92m. 14 anos.

16h: O Passageiro - Profissão Repórter
De: Michelangelo Antonioni. Com Jack Nicholson e Maria Schneider. Cor. 126m. 16 anos.

18h10: Os Contos de Canterbury
De: Pier Paolo Pasolini. Com: Pier Paolo Pasolini. Cor. 109m. 18 anos.

20h30: A Doce Vida
De: Federico Fellini. Com Marcello Mastroianni e Anita Ekberg. P & B. 167m. 14 anos.
_____________
Secretaria de Estado de Cultura Assessoria de Imprensa
Contato: 4009-8717 ou 4009-8707

Um comentário: