quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

MELHORES DO CINEMA EM 2011 - ESCOLHAS


Hoje é dia de reunião dos membros da ACCPA (antes APCC) para o tradicional encontro de confraternização e a eleição dos dez melhores filmes que ao ver dos associados/as sintetiza o que individualmente acharam de importantes contribuições à linguagem cinematográfica dos programas comerciais e alternativos exibidos nas salas de cinema de Belém.
Na verdade, esse evento é histórico e está além do tempo de presença dos que hoje fazem a associação. No final de 1963, um grupo de jornalistas amantes de cinema, consideraram oportuno reunir-se, à exemplo de outros dos demais países e estados brasileiros, para “encontrar” uma síntese capaz de mostrar o que de melhor havia sido exibido em Belém no ano. E assim se fez e, com a inclusão de mais colegas, tanto jornalistas quanto os chamados bissextos, até hoje estão agregados nesse rol tradicional de escolha anual de melhores filmes. Essa iniciativa não se restringia à “cotação” de filmes, mas a desenvolver a formação de platéia a partir de uma programação de exibições realizadas em vários ambientes, como: no auditório do Grêmio Literário Português, no Cine Guajará (Base Naval), no auditório da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), no Auditório de Odontologia, e, nos anos 80, se a APCC se responsabilizou pelos programas do Cine Líbero Luxardo, até às mudanças políticas que aconteceram/tecem e trazem novos atores políticos para a administração direta dessa sala.
Outros ativos da APCC foram: na área de produções de filmes (Manosolfa, de Sandra Coelho de Souza e Maria Sylvia Nunes); contribuições de contatos em Belém para cineastas que por aqui chegavam em função de realizar filmes com a temática amazônica, a exemplo, Werner Herzog, Cacá Diegues etc. Inserção nos programas de filmes das embaixadas, sessão de arte, seminários e luta social por espaços que se perdiam pelo fechamento, alguns ainda produtivos, como o foi o Cine Olympia.
Na área livresca, um volume sobre a crítica de cinema em Belém (1983) e dois outros sobre a história do cinema na cidade foram organizados por Pedro Veriano, também considerado pesquisador dessa arte na Amazônia.
De poucos iniciantes dessa associação, atualmente a ACCPA agrega 15 sócios. Se antes somente o interesse pelo cinema fazia a aproximação, hoje, seguindo um estatuto formalizado, tem normas de iniciação aos que se interessam por participar da entidade constando nas regras o envio de um memorial e curriculo que representam a formação do postulante na área do cinema e se comprometem no desenvolvimento de atividades ao lado de seus pares.

Hoje, quinze listas individuais farão a sua evidência de quais títulos irão concorrer na contagem dos pontos para a síntese final. É tensa a reunião, mas tudo acaba bem pela democracia e respeito que geram as relações entre os associados.
Alguns títulos de filmes já publicados neste espaço serão priorizados pelos votantes. A lembrar alguns, referencio as minhas escolhas, sem as pontuações que devo dar para não alertar os que “fazem política” na contagem de pontos para verem quem chega ao pódio.

Com certeza alguns destes estarão na minha lista individual:  Além Da Vida (EUA) de Clint Eastwood; Cisne Negro (EUA) de Darren Aronovsky; O Discurso Do Rei (UK) de Tom Hooper; Rango (EUA) de Gore Verbinsky; Inverno Da Alma (EUA) de Debra Granik; A Fita Branca(Alemanha) de Michael Haneke; Em Um Mundo Melhor (Dinamarca/Suécia) de Susanne Bier; O Mágico (França) de Sylvain Chomet; Meia Noite Em Paris (EUA/França) de Woody Allen; A Árvore Da Vida (EUA) de Terrence Malick; Cópia Fiel (França) de Abbas Kierostami; Contra O Tempo (EUA) de Duncan Jones; Deuses E Homens(França) de Xavier Beauvois; O Palhaço (Brasil) de Selton Mello; Amanhã Nunca Mais (Brasil) de Tadeo Jungle; Melancholia (Dinamarca) de Lars Von Triers; Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, de Apichatpong Weerasethakul,2010; Filme Socialismo, de Jean -Luc Godard, 2011; A Pele Que Habito, de Pedro Almodovar, 2011; Você Vai Conhecer O Homem Dos Seus Sonhos, de Woody Allen; O Garoto De Liverpool, de Sam Taylor-Wood; Reencontrando A Felicidade, de John Cameron Mitchell.

Outras categorias serão votadas:
Melhor Diretor; Melhor Ator; Melhor atriz; Melhor atriz coadj; Melhor ator coadj ; Melhor Montagem; Melhor Fotografia; Melhor Cenografia; Melhor; Trilha Sonora ; Melhor Animação; Melhor Efeito Especial ; Melhor Roteiro Adaptado ; Melhor Roteiro Original ; Melhor Figurino ; Melhor Canção Original ; Melhor Documentário; Prêmio ACCPA – Destaque especial do ano – Cinema Brasileiro.

Boa sorte aos nossos votantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário