segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

GÂNGSTERS FRANCESES





O DVD continua trazendo antigos filmes de gangster de produção francesa. Também produções inéditas do cinema europeu.

“O Cigano”(Le Gitan/1975) é um dos títulos menos conhecidos. Dirigido por José Giovanni apresenta Alain Delon, que inclusive é o produtor do filme, protagonizando um ladrão e assassino vindo de um acampamento de ciganos nos arredores de Paris. Seus sócios são procurados pela policia como um meio de encontrá-lo. E o visado é um trapaceiro milionário interpreado por Paul Meurisse, numa sequencia inicial onde as imagens mostram-no espancando a esposa que lhe é infiel. Esta cai do pátio de seu apartamento quando ameaçava se jogar caso o marido não parasse de agredi-la. A caça ao cigano envolve diversas estratégias e no correr da narrativa sabe-se que ele não é o tipo mau que se apregoa. Sua má fama na morte de pessoas foi numa atitude de defesa pessoal, cujo exemplo é dado numa cena em que tem nas mãos um delegado que se supreende ao ser libertado pelo bandido e já na iminencia de receber um tiro.

O filme está cheio de estreotipos e o roteiro é extraído de um romance escrito pelo próprio diretor. Não fez sucesso em sua época de estréia, mas hoje se mostra bem acima da média do gênero. O detalhe, que áquela altura passava ao largo das análises, é a referênci ao tipo cigano associado ao crime, olhar de discriminação contra esse povo.

“Grisby, O Ouro Maldito”(Touchez-pas au Grisby/França, 1951) premiou Jean Gabin em Cannes e é citado em livros como um bom exemplo de “filme noir” europeu. Gabin protagoniza um velho ladrão que deseja concretizar o seu último golpe vendendo barras de ouro que roubou de um banco. As pessoas que ele arranja para ajuda-lo não se mostram merecedoras de confiança , nem mesmo a corista amiga interpretada por Jeanne Moreau (em inicio de carreira). O filme não traz muitas variações em termos de temática ou de narrativa. Hoje é visto como um trabalho menor na carreira de Jacques Becker(1906-1960) autor de clássicos como “Amores de Apache”(Casque D’Or, Fr. 1952).

Em termos de novidades assisti “Soul Kitchen”(Hungria/Alemanha, 2008) de Fatih Akin. O enredo explora a luta de um jovem para manter seu restaurante e abriga um irmão recém-saído da cadeia, é jogador inveterado e acaba empenhando o imóvel do irmão para pagar as dividas no carteado. Sem perder o ânimo, mesmo depois de ter sido desprezado por sua namorada, o dono do estabelecimento consegue reaver o espaço e ainda conquistar outra garota. Uma comédia que não deixa de ter substância, trabalho inicial do diretor alemão de “Contra a Parede”(2004) e “Do Outro Lado”(2007).

“Além da Vida”(After Life/EUA, 2008) apresenta o mesmo título brasileiro do filme de Clint Eastwood (ainda em cartaz), mas revela um lado macabro do cinema que poucas vezes se viu. Liam Neeson protaginiza um agente funerário cuja primeira tomada surge preparando o corpo de cadáveres em sua empresa. Uma jovem, (Christina Ricci), cuja personalidade aparenta ser deprimida morre em um desastre de carro sendo levada para a funerária. Seu namorado, deconhece o paradeiro dela e ao saber de sua morte não se conforma. Procurando a morgue ele é barrado pelo sinistro embalsamador. E a jovem que não se sabe se é um espírito ou não morreu como se presume, conversa com ele, afirmando sempre que está viva. Para o espectador fica a dúvida até certo ponto. Daí em diante o roteiro lembra o conto “Enterro Prematuro”( Premature Burial) de Edgar Allan Poe e que já teve uma versão para o cinema, assinada por Roger Corman, em 1962, com Ray Milland.

Direção e roteiro de Agnieszka Wojtowicz-Vasloo, estreando no longa-metragem depois do curta premiado “Pãté”, premiado em Sundance.

E em cópia bem ruim chega um dos piores filmes de John Huston: ”O Diabo Riu Por Último”(Beat the Devil/EUA,1955). Apesar de manter no elenco estrelas como Hunphrey Bogart, Jennifer Jones, Gina Lollobrigida, Robert Morley e Peter Lorre é uma comédia com roteiro do diretor e de Truman Capote. Trata de ladrões que tentam roubar urânio na Europa e se dão mal. Uma exposição deficiente da trama, assim reconhecido na estréia do filme.


DVDS MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)


  1. Nosso Lar

  2. Resident Evil 4 - Recomeço

  3. Baaria - A Porta do Vento

  4. O Último Mestre do Ar

  5. A Ressaca

  6. Amor à Distância

  7. Possuída

  8. Meu Malvado Favorito

  9. Ela Dança, Eu Danço 3

  10. Gente Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário