Os vencedores da 83ª edição!
Melhor Filme: O Discurso do Rei (The King’s Speech)- Melhor Diretor:Tom Hooper – O discurso do Rei (The King’s Speech)
- Melhor Ator: Colin Firth – O Discurso do Rei (The King’s Speech)
- Melhor Atriz: Natalie Portman – Cisne Negro (Black Swan)
- Melhor Ator Coadjuvante: Christian Bale – O vencedor (The Fighter)
- Melhor Atriz Coadjuvante:Melissa Leo – O vencedor (The Fighter)
- Melhor Longa Animado: Toy Story 3
- Melhor Filme em Língua Estrangeira: Em um mundo melhor (In a Better World)
- Melhor Direção de Arte: Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)
- Melhor Fotografia:A Origem (Inception)
- Melhor Figurino:Alice no País das Maravilhas (Alice in Woderland)
- Melhor Montagem:A Rede Social (The Social Network)
- Melhor Documentário: Trabalho Interno (Inside Job)
- Melhor Documentário em Curta-metragem:Strangers no More
- Melhor Trilha Sonora:Trent Reznor e Atticus Ross – A Rede Social (The Social Network)
- Melhor canção original:We Belong Together – Toy Story 3
- Melhor Maquiagem:O Lobisomem (The Wolfman)
- Melhor Curta-metragem de Animação:The Lost Thing
- Melhor Curta-metragem:God of Love
- Melhor Edição de Som:A Origem (Inception)
- Melhor Mixagem de Som:A Origem (Inception)
- Melhor Efeitos Especiais: A Origem (Inception)
- Melhor Roteiro Adaptado:A Rede Social (The Social Netwok)
- Melhor Roteiro Original:O Discurso do Rei (The King’s Speech)
- Black Swan, que era uma das grandes apostas da premiação, ganhou apenas na categoria de melhor atriz com Natalie Portman para decepção dos que se surpreenderam com o universo psicológico presente contexto do filme.
- O Discurso do Rei (The King’s Speech), ainda não muito divulgado no Brasil, foi o destaque da noite e recebeu doze indicações e quatro estatuetas sendo vencedor nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator com Colin Firth e melhor roteiro original.
- O filme A Origem (Inception) também foi o foco da noite, venceu nas categorias de melhores efeitos visuais, melhor fotografia, melhor mixagem de som e melhor edição.
- A Rede Social deixou muitos cinéfilos sob questionamento ao receber premiações em três categorias do evento, por não haver estatura comparada aos filmes que competiu.
- Toy Story 3 sem dúvida uma das melhores edições da série, mostrou o crescimento da equipe sendo a quarta premiação da categoria que a Pixar vence nos últimos anos.
- Apesar da polêmica atitude frustrada de Melissa Leo, que pagou para sair em anúncios com o dizer “Consider” (considere), porque não fora convidada para posar em nenhuma revista após tantas premiações recebidas pela atriz, não fez com que perdesse pontos suficientes e não receber mais uma premiação como melhor atriz coadjuvante.
- Encerrada ao som de Over the Rainbow, o Oscar 2011 seguiu as premiações como prospectava os críticos cinematográficos, levando o filme O Discurso do Rei para além do caminho de pedras amarelas.
http://www.portaisdamoda.com.br/
Opinião de um cinéfilo veterano sobre o Oscar : Ricardo Secco
Oi, Luzia!Tenho acompanhado o seu Blog e de lá tiro boas dicas de cinema, apesar de andar um pouco afastado devido às muitas atividades acadêmicas. Esse ano eu acertei um bocado no Oscar (tão previsível!). Tanto o melhor filme, melhor atriz, melhor diretor. Minha decepção foi o Geoffrey Rush não ter ganho a estatueta. Que trabalho magnifico! Um grande ator, que contribuiu muito para o brilho de O Discurso do rei, um filmão, tradicional e tão bem feito! Ainda bem que A RedeSocial não levou os melhores prêmios; não vi grande coisa neste filme. Para mim, em Bravura Indômita valeu (bastante) o desempenho daquela garota (ótima!); ela sim, segurou o filme! A Academia premiou coisa muito boa, felizmente!Um abraço.
Luzia,
ResponderExcluirObrigada por seus comentários sobre o Oscar, muito pertinentes e esclarecedores sobre as premiações e as não premiações.
Oi querida Cris e Ricardo Secco,
ResponderExcluirEstive sistematicamente apontando acertos e equívocos dos membros da Academia de Hollywood acerca da premiação do Oscar, ocorrido neste domingo.
Tenho uma teoria que dá embasamento a essa política norteamericana: nominar os filmes & demais categorias para criar a síntese no dia da premiação, se trata de uma forma de criar sedução ao/a espectador pelos filmes que são lançados no mercado e, assim, ampliar a renda auferida por esse produto.
Muitas vezes os equivocos da Academia são motivo de sedução, também, pois o espectador/a que tem em exibição em sua cidade esse filme que não recebeu a estatueta, vai procurar assistí-lo para confirmar ou não as suas dúvidas advindas dos comentários dos blogs.
Assim, o cinema se torna um produto com as maiores possibilidades de garantir o capital que foi gasto e fazê-lo circular mundialmente para auferir maiores lucros. Até um próximo Oscar.
Isso já foi tratado por Marx quando expôs a questão da circulação da mercadoria, num dos volumes de seu livro "O Capital".
É isso.
Obrigada por acessarem o blog.
Luzia