quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DECISÕES AMARGAS



Esta semana, no “pacote” de vídeos domésticos que assisti, ao menos dois merecem uma indicação para o público que procura um bom filme para ver em casa. O primeiro,“De Coração Partido”(Like Dandelion Dust/EUA,2009), cujo tema é tenso e emocionante por mais que se procure achar que a intensidade sentimental prejudique algum senso critico. Na verdade, quem dita esse senso é o acúmulo cultural que temos aprendido em termos de sentimento ma-paterno.

O enredo trata de um menino, Joey (Maxwell Pery Cotton) que vive bem como único filho de um casal de classe média-alta, Jack e Molly Campbell (Cole Hauser e Kate Levering) e que, de repente, é guinado à casa dos pais biológicos que desconhecia: o ex-presidiário e alcoólatra Rip Porter(Barry Pepper) e sua esposa Wendy (Mira Sorvino) que sofre violência doméstica, denuncia o marido causando-lhe a prisão. Mas com ele convive após o tempo de liberdade. Nesse momento, ao saber da gravidez e maternidade da esposa que deu a criança para adoção, Rip, ao perceber que não havia assinado nenhum documento para esse fim, vai à justiça e consegue a posse da criança por demonstrar que um guarda forjou a assinatura dele quando estava preso.

O drama ambienta-se em duas frentes: a da família que adotou Joey e o trata com muito carinho e a do violento Rip que tenta se redimir na aceitação do filho, mas logo revela seu temperamento quando retorna à violência contra a esposa e o filho.

A disputa dos pais (adotivos e biológicos) caminha em paralelo com rotinas que sequenciam para sérios conflitos. A narrativa estruturada pelo diretor Jon Gun trabalha um roteiro muito bem escrito, sem medo de ser objetivo, da trinca Stephen Rivelle e Michael Lachance, com base num romance de Karen Kingsbury.

Nada é supérfluo como nada é aprofundado. O que interessa são os fatos e eles colocam em cheque o preceito legal (neste caso com uma análise parcimoniosa do comportamento de quem deveria ficar com a criança) assim como apresenta um comportamento desesperado dos adotantes o que de certa forma exterioriza o amor pelo filho que criam desde recém-nascido (o menino já tem 5 anos).

A hegemonia artesanal não deixa que se guarde uma sequência especifica, mas o filme tem momentos de grande intensidade dramática, como a hora em que Rip briga com o menino para levá-lo ao chuveiro (colocando-o vestido e aos prantos).

Para render o que rende, o trabalho do diretor contou com um elenco afiado. Especialmente com os desempenhos muito convincentes de Mira Sorvino e Barry Pepper.

Mas é preciso estar atento à narrativa que se estrutura para mostrar a forma de inclinação aos tipos que vão ser apresentados. A primeira sequência é a da violência doméstica contra a mulher e a prisão do marido. Ai já se qualificou um “bad men”que ao sair da prisão diz estar regenerado. A segunda sequência é de outra forma, contrária à primeira: o carinho do pai adotivo ao filho e o tratamento familiar num plano traquilo e de luxo. Nesses dois momentos o filme já criou as expectativas de quem é quem no drama e então o espectador/a já definiu quem deve ficar com a criança. Esse elemento do cinema é importante reconhecer para mostrar a ideologia de um filme na construção narrativa.

Um dos bons DVDs que vi últimente. Produção “out Hollywood” que não alcançou os nossos cinemas. Felizmente chegou às locadoras. Vale a pena conhecer.

Também merece uma sessão doméstica o contundente “Fora da Lei”(Hors la Loi/França, Argélia, 2010) de Rachid Bouchareb. Apenas a indicação e sobre ele comentarei na próxima semana. Quem não conhece a história das lutas da Argélia por sua independência da França esse é um bom momento para ter acesso a um dos fatos mais sangrentos da História. Tem comparativo com “Deuses e Homens”(Des Hommes et des Dieux/França,2010) ora em exibição em Belém (Cine Estação de hoje a 6ª Feira).

DVDS MAIS LOCADOS( FOXVIDEO)

1. Os Agentes do Destino

2. Transformers - O Lado Oculto da Lua

3. Os Pinguins do Papai

4. X-Men: Primeira Classe

5. Thor

6. Uma Manhã Gloriosa

7. Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas

8. Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio

9. Um Novo Despertar

10. Qualquer Gato Vira-Lata

Nenhum comentário:

Postar um comentário