sábado, 17 de julho de 2010

AÇÃO PELA AÇÃO





















Os cinemas do grupo Moviecom apresentam somente uma estréia nesta semana que se inicia neste 16/07, se considerarmos que os demais programas são chamativos do público. “Encontro Explosivo”(Knight and Day/EUA, 2010) de Jorge Mangold com Tom Cruise e Cameron Diaz vai fazer a festa dos que gostam de muita ação.

A programação alternativa reserva títulos muito interessantes. No Cine Estação, ”Um Segredo em Família”(Un Secret/França,2008) que será exibido hoje e na próxima quinta (sessão semanal ao que consta) . No Cine Olympia, até domingo, continua “O Último Reduto”(Le Dernier Maquis/França, Argélia, 2008). No Cine Libero Luxardo, até domingo, prossegue “Os Famosos e os Duendes da Morte” (Brasil/2009) de Esmir Filho.

E, na Sessão Cult do Libero Luxardo, sábado as 16 h. “Os Imperdoáveis”(Unforgiven/EUA,1992) de Clint Eastwood como diretor e ator e mais Morgan Freeman.

“Encontro Explosivo” foi realizado para ser o superlativo do chamado “filme de ação”. Isto quer dizer que o que menos importa é o enredo. Basta dizer que trata de um agente secreto (no inicio não há definição de que o tipo é isso mesmo) que se alia à uma jovem conhecida em um aeroporto, e se mantém fugindo de todo mundo por esconder alguma coisa que essas pessoas querem. Não interessa muito o segredo guardado pelo personagem. O que importa é a saraivada de perigos que ele enfrenta ao lado da companheira.
Tons Cruise e Cameron Diaz formam a “dupla explosiva” ou a dupla do encontro que deu nome ao filme em português. No original é um trocadilho de “Noite e Dia” com a palavra noite (night) sendo confundida com cavaleiro (knight). O encontro dos termos também evoca a canção de Cole Porter, talvez para criar no filme a significação de ser também comédia romântica, embora o riso seja nervoso para alguns espectadores que “torcem”em cinema, mesmo que as situações sejam totalmente absurdas.
O valor do programa é embutido no conceito de que se trata de surrealismo, uma história quase sem história, servindo unicamente para mostrar, graças a efeitos especiais, como os supostos “heróis” se salvam de situações dantescas.
Os espectadores que forem preparados para ver sem entender as imagens sobre imagens sempre em movimento frenético vão gostar do filme. Uma diversão que parece começar com o elenco, com Tom Cruise rindo como nunca e mostrando seus pendores atléticos enquanto não chega “Missão Impossível 4”.

“Um Segredo em Família” tem a direção e roteiro a cargo de Claude Miller com base no romance de Philippe Grimbert. Os atores principais são Patrick Bruel, Julie Depardieu e Mathieu Amalric. Em resumo focaliza a Europa depois da 2ª Guerra Mundial, quando o jovem e solitário François descobre um dramático segredo sobre seus parentes mais próximos e é obrigado a enfrentar verdades sobre o desejo, a paixão e o amor, tendo como pano de fundo o nazismo e a deportação dos judeus.
Uma pena que o filme só faça sessões noturnas no Cine Estação. A pitoresca matinal de domingo, um programa que servia até para turismo (muitos espectadores se maravilhavam com a orla no amanhecer e saiam do cinema para almoçar num dos restaurantes da Estação das Docas), continuou desprezada. De minha parte registro não só lamento como protesto. O Cine Estação decididamente não é mais o mesmo.

“Os Famosos e os Duendes da Morte” coleciona elogios de críticos e espectadores. É o primeiro longa-metragem do cineasta Esmir Filho e trata de um estudante do ensino médio, morador de uma cidade do interior gaúcho, que encontra na Internet o melhor momento de uma existência monótona.

“O Último Reduto” e “Os Imperdoáveis” já foram comentados neste espaço. São, respectivamente, um filme excelente e um filme muito bom. Cada um com sua linguagem defendem formas de fazer cinema, o primeiro recontando o western e o segundo abordando a vida de imigrantes africanos em Paris.
Dentre as continuações, os desenhos animados valem o ingresso, e já se pode ver um deles em 3D (“Shrek Para Sempre”) na sala 2 do Moviecom Pátio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário