Há 3 horas
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
RARIDADES EM DVD
Apesar de ter sido premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim, “Procurando Elly”(Darbarey Elli/Irã,2009) é inédito em nossos cinemas. Com direção e roteiro de Asghar Farhadi trata de um grupo de amigos que organiza um piquenique numa praia para marcar a volta de um parente, Ahmad, que havia passado algum tempo na Alemanha. Com a turma, segue a jovem Elly, a professora da filha de Seideh. Tudo corre entre manifestações de alegria e arranjos para que o tempo de convivio dê certo, até que o filho menor de um dos participantes do piquenique desaparece da companhia dos adultos e após alguns minutos seja encontrado quase afogado. Enquanto todos ajudam o salvamento do garoto, Elly some do local. Ninguém sabe para onde foi e nem é conhecido qualquer detalhe de sua vida.
O filme lembra, em seu argumento, o clássico “A Aventura” de Miguelangelo Antonioni. A diferença é que além dos caracteres explorados que envolvem a desaparecida ganha-se informações sobre uma pessoa que estava entre os amigos, aparentava tristeza, mas a última vez que a câmera a captura está sorridente, brincando de empinar papagaio com os demais.
Fugindo às características do cinema iraniano de Abbas Kiarostami ou outros cineastas que revelaram ao ocidente o que se filma em Teerã, o filme de Farhadi exibe um toque universal e mais aberto, com uma narrativa aplicavel em qualquer parte do mundo. Exemplo de bom cinema.
“Amor e Anarquia”(Film D’Amore e D’Anarchia/Itália 1973) está entre as obras mais importantes da diretora Lina Wertmuller (de “Mimi, O Metalurgico”). O ator preferido da cineasta, Giancarlo Giannini protagoniza um ingênuo camponês que vai à Roma seduzido pelas idéias anarquistas e planeja assassinar o ditador Benito Mussolini. Procurando uma amiga de infância em um bordel (Mariangela Melato) apaixona-se por uma das muitas jovens que povoam o ambiente de prostituição, cria confusões por manter a idéia, é preso, torturado e morto.
Giancarlo Giannini recebeu a Palma de Ouro de melhor ator no Festival de Cannes e Lina Polito, o prêmio Faixa de Prata da critica italiana. O filme foi exibido em Belém inclusive em sessões do Cine Clube APCC.
“Intimidade”(Intimacy/França,Inglaterra, Alemanha/Espanha, 2001) é inédito nos cinemas locais. Dirigido por Patrice Chéreau expõe em seqüências duras, com amostra de sexo explicito, o drama de um músico londrino que se sente fracassado e foge da rotina encontrando-se uma vez por semana com uma mulher que ele mal conhece só para relações sexuais. O filme explora também a solidão que cerca a vida deste personagem. Em dado momento ele quer estancar a rotina erótica, mas entram no jogo os sentimentos do par, agora arriscados. Adaptação do livro homônimo e mais um conto do escritor inglês Hanif Kureishi (Minha Adorável Lavanderia).
REGISTRO
Semana passada o cinema perdeu duas figuras marcantes: o diretor Arthur Penn e o ator Tony Curtis. Em DVD você pode encontrar de Penn os filmes: “Bonnie & Clyde, Uma Rajada de Balas”, “O Milagre de Ann Sullivan”, “Caçada Humana”, “Um Lance no Escuro”, “Amigos Para Sempre” e “Morte no Inverno”(alguns títulos podem estar esgotados nas locadoras). De Tony Curtis há muito a escolher sendo os filmes mais importantes “Quanto Mais Quentes Melhor”, “O Homem que Odiava as Mulheres”, “Spartacus”, “A Embriaguez do Sucesso”e “Acorrentados”.
Arthur Penn pertenceu à geração que veio do jornalismo (especialmente do telejornalismo) nos anos 1950, o grupo em que figuravam John Frankenheimmer, Sidney Lumet, Martin Ritt e Stanley Kubrick.
Curtis era um menino pobre que se engajou na marinha e chegou ao cinema interpretando uma “ponta” em “Assassinos” (de Robert Siodmak com Burt Lancaster). Protagonizou muitos filmes nos estudios da Universal continuando a série de contos árabes que essa empresa produziu uma década antes. Firmou-se como comediante e pelo menos duas vezes como ator dramático (em “Embriaguez do Sucesso” e como o “Estrangulador de Boston”em “O Homem que Odiavas aas Mulheres” de Richard Flesicher). Era pai de Jammie Lee Curtis, de seu casamento com Janet Leigh.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário