sexta-feira, 27 de maio de 2011

AS ESTRÉIAS NO CIRCUITO BELENENSE









O público deste espaço já se acostumou a ler, às sextas feiras, as referências aos filmes que serão lançados nos cinemas da cidade. Supostamente é uma indicação para conhecimento dos leitores de jornal sobre o filme a circular durante a semana e a informação mais específica sobre o que cada um desses programas explora em temática se descolando de uma simples agenda de lazer.
Sabe-se que a diferença entre o repasse de informações ao espectador nos dias atuais e ontem, tem várias frentes competitivas. Este tratamento do jornal é uma concessão a um público que não tem o acesso à internet e ainda precisa “passar a vista” nas colunas regulares de cinema para compor a sua agenda. Cumpro minha responsabilidade neste espaço há 39 anos.


Agora os lançamentos: os cinemas da cidade anunciam quatro filmes novos: ”Um Lugar Qualquer”, “Se Beber não Case 2”, “O Poder e a Lei” e “Não se Pode Viver sem Amor”.
Na área especial: “Perdição por Amor”, de William Wyler, na Sessão Nostalgia do Olimpia (sábado) e “Viagem à Cytera” de Theo Angelopoulos no IAP (Cine Clube Alexandrino Moreira) na 2ª.Feira às 19h.


“Um Lugar Qualquer”(Somewhere/EUA,2009) ganhou o primeiro prêmio (Leão de Ouro) do Festival de Veneza e mais uma vez apresenta a cineasta Sofia Coppola dissertando sobre o mundo que bem conhece: a vida de um astro de cinema e o vazio que o acompanha. No Cine Libero Luxardo às 19 h desde 4ª. feira.


Em “Não se Pode Viver sem Amor” (Brasil/2010) a ação se passa no Natal. Gabriel, 10 anos e Roseli 30, chegam ao RJ para localizar o pai e marido que os abandonou. Sem conhecer a cidade, perambulam pelas ruas e encontram João, advogado desempregado, Pedro, pesquisador universitário a decidir entre a esposa e a profissão; e Gilda, uma dançarina de boate presa ao passado. Todos vivem situações-limite e sentem ainda mais seus dramas na proximidade do Natal. É o tempo para surgir uma esperança. Produção nacional dirigida por Jorge Duran.


“O Poder e a Lei” (The Lincoln Lawyer/EUA,2010) traz Matthew McConaughey como o advogado Michael Haller cujo escritório é o banco trazeiro de seu carro. Ele busca um bom caso até surgir a chance de defender Louis Roulet(Ryan Philippe)um playboy detido por agressão e tentativa de estupro contra uma prostituta. A direção é de John Romano e o filme ganhou elogios da critica norte-americana. No elenco também Marisa Tomei e John Leguizamo.


“Se Beber não Case II” (The Hangover, Part II/EUA, 2011) objetiva ser tão divertido quanto o primeiro filme da franquia. Desta vez casa-se outro membro do grupo de amigos que antes fez estragos em Las Vegas. O cenário agora é a Tailândia e para lá se dirigem Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Holmes), Alan (Zach CalifianaskiI) e Dough (Justin Bartha). Quem vai casar é Stu e o que eles aprontam reprisa muitas situações em que pontuam desastres como o que destruiu um apartamento no filme anterior. O diretor é o mesmo Todd Phillips da primeira festa de despedida de solteiro e ainda do posterior “Um Parto de Viagem”. A aposta surrealista de antes tem expectativas de bom efeito.


“Perdição por Amor”(Carrie/EUA, 1952), de William Wyler, com Laurence Olivier e Jennifer Jones. O roteiro de um romance de Theodor Dreiser “Sister Carrie”. A personagem-título, garota do interior que tenta a vida na cidade grande. O tempo é o final do século XIX. No caminho da moça surge George Ustworth, honrado pai de família de meia idade que se apaixona pela jovem destruindo o lar e posição social. Sucesso de critica e de publico em sua estréia. Sessão Nostalgia, domingo às 16 h Olympia.


“Viagem à Cythera” trata de um idoso que depois de 32 anos em exílio na então URSS retorna à Grécia embora evite contar seu passado a familiares. Objetiva viajar para Cythera, para onde dirige as suas melhores esperanças. O diretor Theo Angelopulos é o importante em seu país (Grecia).O filme coleciona prêmios internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário