segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

AMANTES” CHEGA AO DVD












Um dos melhores filmes deste ano é um dos mais procurados, agora, em DVD (a exemplo da Fox Vídeo): ”Amantes”(Two Lovers/EUA, 2008), de James Gray. Sobre ele escrevi no período em que foi exibido nos cinemas, cujo trecho reproduzo:
“O eixo focal foi estabelecido em, pelo menos, três seqüências e deu oportunidade de traçar alguns comentários sobre o entrelaçamento de Leonard e suas atitudes. (....) Se ambíguo ao tomar decisões sem remédio para a estabilidade emocional e agir impensado, com Sandra, no primeiro momento, Leonard (Joaquin Phoenix) recorre ao estabelecido (status quo) considerando a afinidade que ela lhe trouxe num primeiro diálogo que mantiveram na casa dele. Mas a jovem não é tratada pela câmera como esta o faz sobre Leonard, portanto, é na atitude masculina em relação às representações do feminino que será mantido esse foco.(...) Esse enfoque, a meu ver, fortalece a visão tradicional da subserviência feminina, sem deixar de mostrar o sentimento que a jovem dedica ao personagem-centro. Nem ninguém espera que chegue a tanto, pois o “véu iluminador” sobre ela está composto na normalidade da submissão entre os gêneros”.
O texto integral pode ser lido em meu blog. Vale a pena (re)ver o filme, uma das mais delicadas abordagens do relacionamento intimo desde as primeiras obras de David Lean (como “Desencanto” e “As Cartas de Madeleine”).
Também está sendo procurado nas locadoras o filme nacional “O Contador de Histórias” (Brasil, 2008) de Luiz Villaça, com base na biografia de Roberto Carlos Ramos. O autor era um menino pobre a quem a mãe havia colocado na FEBEM de Belo Horizonte seguindo a propaganda exposta na TV no tempo do governo militar. Lá o menino começa a ser violentado desde o momento em que chega, quando não o deixam se despedir da mãe. Fugindo várias vezes é considerado, pelos instrutores, de “irrecuperável” e cada vez mais alvo de violência. Por sorte dele, ao chegar de uma das fugas ganha atenção de uma pedagoga francesa (Maria de Medeiros, a atriz portuguesa de fama internacional). Ela passa a tratá-lo de forma muito especial como uma experiência de educação. Assim, ensina Roberto a ler, escrever, relegar as atitudes cruéis dos outros e construir uma vida produtiva (acaba como professor na própria FEBEM). Os atores que interpretam o personagem nas diversas idades são ótimos, especialmente Marco Antonio, de apenas 6 anos. Penitencio-me do fato de não ter mencionado o filme na minha relação dos mais interessantes da temporada 2009. Anotem o titulo.
“Leningrado” (Leningrad/Rússia,Ingleterra,2007) não chegou aos cinemas locais. Mira Sorvino protagoniza Kate Davis, uma jornalista inglesa indicada para cobrir a guerra (a 2ª.Mundial) em Leningrado (URSS), e acaba como todos os habitantes do lugar, cercada pelos nazistas. A direção de Aleksandr Buravsky, também autor do roteiro, prende-se aos fatos de forma linear, ganhando com uma produção que recria o ambiente histórico. É um filme correto, embora sem brilho.
E ainda pode ser encontrado agora em DVD “Yentl” (EUA, 1983) o primeiro filme que Barbra Streissand dirigiu, tendo sido vencedora de um Globo de Ouro e, o filme, a melhor trilha sonora. Uma história de uma garota judia que se veste de homem para poder estudar o Talmud, texto sagrado hebraico. O encontro com um colega e o seu papel no romance desta personagem, ditam o comportamento entre os gêneros na área religiosa e um impasse entre o amor e o intelecto. O filme fez sucesso de público nos cinemas.

DVDs MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)

1. Arraste-me para o Inferno
2. Up - Altas Aventuras
3. O Elo Perdido
4. O Exterminador do Futuro - A Salvação
5. Che 2 - A Guerrilha
6. Surpresas do Amor
7. Pequenos Invasores
8. Harry Potter e o Enigma do Príncipe
9. A Pedra Mágica
10. Eu te Amo, Betty Cooper

Nenhum comentário:

Postar um comentário