sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PRINCESA NEGRA EM DESENHO DISNEY








A Era Obama chega aos estúdios Disney. O lançamento mundial, nesta 6ª feira de “A Princesa e o Sapo” (The Princess and the Frog/EUA,2009), desenho animado de Ron Clemens (autor da história original) e John Musker, marca a volta do estúdio de Mickey Mouse ao sistema 2D, ou seja, a animação tradicional sem os efeitos digitais modernos e também apresenta uma nova imagem de princesa, inovando na linha tradicional de heroínas da casa: uma afro-americana.
A animação da Disney, saudada em seu país de origem como excelente, é a estréia mais promissora no circuito exibidor comercial.

Estréia, ainda, “Embarque Imediato”(Brasil, 2009), comédia de Allan Fitermann com Marilia Pêra e José Wilker.

No plano extra será exibido, na 2ª feira, na sessão do Cine Clube Alexandrino Moreira (IAP),“O Anjo Exterminador”, obra-prima de Luis Buñuel. E, no domingo, no Olympia, como parte da Sessão Aventura, a 2ª. Série de “As Aventuras do Capitão Marvel” e “O Homem Leopardo”, filme de Jacques Tourneur (de “Sangue de Pantera), produzido por Val Lewton como parte de uma série de B-Pictures de terror.

“A Princesa e o Sapo” é um desenho animado de longa-metragem escrito e dirigido por Ron Clemens, o autor de “A Pequena Sereia”. Aqui ele aborda as aventuras de uma princesa negra chamada Tiana e seu relacionamento com o príncipe Naveen na Nova Orleans dos anos 1920, a famosa “Era do Jazz”. O roteiro foi escrito por Clemens e mais 5 assessores e a opção pela antiga tecnologia 2D revela a pretensão dos estúdios Disney em reprisar o sucesso de seus clássicos que da mesma forma evocam princesas românticas (Branca de Neve, Cinderella, A Bela Adormecida e Ariel, A Pequena Sereia). O filme empolgou os críticos norte-americanos em sua prévia nos cinemas dos EUA. Pena que um dos motivos de elogios, que são as vozes originais, não seja percebido pelo publico brasileiro, brindado apenas com cópias dubladas.
Ron Clemens é quase sexagenário, mas figura entre os que sucederam aos chamados nove mais antigos criadores que trabalharam nos desenhos dos anos 40 e 50 com o próprio Walt Disney. É, portanto, um herdeiro. E tem muito a ver com os mestres de antes.

“Embarque Imediato” trata de Wagner (Jonathan Haagensen) um jovem garçom de um aeroporto brasileiro que decide imigrar ilegalmente para Nova York, sendo impedido pela supervisora Justina (Marilia Pêra), do serviço de imigração, namorada de Fulano (José Wilker). Quando Justina decide arranjar um meio de Wagner se projetar, treinando-o para um concurso musical, brigas e confusões surgem entre eles.
O filme é dirigido por Allan Fiterman com roteiro de Marcelo Florião, Laura Malin e Aloísio de Abreu. O argumento é do primeiro.

“O Homem Lopardo”(The Leopard Man/EUA,1943) faz parte da série de filmes de terror que o produtor Val Lewton realizou para os estúdios da RKO. O diretor Jacques Tourneur é o mesmo de um dos mais importantes exemplares dessa série, “Sangue de Pantera”. A inspiração expressionista pode ser observada. No elenco, Dennis O’Keefe e a atriz francesa Margô. No programa, serão exibidos também os episódios 3 e 4 (2ª.série) de “As Aventuras do Capitão Marvel”. Domingo na Sessão Aventura (16 h) do Olympia. Programa da ACCPA.
“O Anjo Exterminador”(El Angel Exterminador/México 1962) é um dos mais aplaudidos filmes de Luis Buñuel. Concorreu no Festival de Cannes do ano em que venceu “O Pagador de Promessas”. Enfoca um grupo de aristocratas que, sem motivo aparente, não consegue sair de uma sala de jantar. O filme será exibido na sessão do Cine Clube Alexandrino Moreira(IAP), na 2ª feira, às 19 horas.
No Cine Clube Pedro Veriano (Casa da Linguagem) será exibido, na terca feira, 15/12, às 18h30, o filme de Aurélio Michilis, "O Cineasta da Selva". Documentário realizado com o apoio da TV Cultura (SP) que aborda a trajetória do cineasta português Silvino Santos, que no inicio do século XX desbravou o território amazônico filmando essa região nos primórdios do cinema. O filme utiliza imagens dos filmes desse cineasta e inclui depoimentos de seus filhos e de pessoas que conheciam sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário