sábado, 26 de dezembro de 2009

ANO NOVO EM DVD














Os últimos filmes em DVD que assisti neste final de ano são todos datados de muitos anos. Hoje é comum classificar de clássico as produções antigas. Mas, a verdade é que exibem peculiaridades que as tornam, no mínimo, curiosas aos olhos de agora.
Foram lançados há pouco: “Crime em Paris” de Henri George Clouzôt; “O Homem das Novidades”, com Buster Keaton; “Justiça de Amor”, de John Ford; e “Chantagem e Confissão” e “Assassinato”, dois Hitchcock da primeira fase, na Inglaterra.
O filme de H.G. Clouzôt, no original “Quai des Orfevres” (1941) foi citado no recente Quentin Tarantino “Gloriosos Bastardos”. O de Buster Keaton mostra o grande comediante como um cameraman que busca emprego na Metro Goldowin Mayer. O de John Ford, de 1928, ou seja, na fase do cinema mudo, é um melodrama protagonizado por um dos atores preferidos do cineasta: Victor McLaglen. E os filmes de A. Hitchcock mostram como o cineasta surgiu na sua Inglaterra, já adotando o gênero que o imortalizaria.
Mas o que seria interessante ver agora, na entrada do ano novo ?
Lembro do reveillon de 1900 que revela uma atriz na moça que vendia flores próximo a um cabaré: “La Violetera”. O filme deu fama a Sarita Montiel, tornando-a mais conhecida do que o western que protagonizou nos EUA sob as ordens de seu marido Anthony Mann. Não só investiu-se como a atriz-cantora conhecida como deu margem a muitos melodramas estrelados por ele. O filme dirigido por Luis César Amadori é desses que a critica detesta e o público adora. Fez sucesso popular no Brasil e ainda vende DVD.
Em “A Carroça Fantasma” o sueco Victor Sjostrom exibe uma lenda nacional em que na noite de 31 de dezembro circula uma carroça puxada por um espírito. Ele procura quem morre nesse dia e precisamente às 24 horas para substituí-lo. Quem dessa forma deixar o corpo ficará guiando a carroça até que outro desencarnado na mesma circunstância venha substituí-lo.
No famoso “Cidadão Kane”, o jornalista Charles Foster Kane, na redação de seu jornal “Enquire” abre um presente de Natal e se ouve dizer “Merry Christmas” (Feliz Natal). Há uma elipse, ou seja, um plano que segue este dos votos natalinos para “and a Happy New Year”(e um Feliz Ano Novo).
Em “A Noite de S. Silvestre”, filme do movimento “kammerspiel”, a tendência alemã que surgiu contra o expressionismo dos anos 20, toda a ação tem lugar na noite do fim do ano e o filme só abre espaço para a luz natural no alvorecer do dia.
Em “O Destino se Repete” uma mulher, interpretada por Joan Leslie, consegue retroagir no tempo e passar a viver a entrada do ano que está acabando. Com isso ela deve corrigir um fato que a levará a um assassinato. Richard Basehart, (personagem I Matto de “La Strada”, de Federico Fellini ), estréia como ator nesta produção de 1947.
Em “O Último Encontro” Merle Oberon é portadora de uma doença incurável e George Brent um presidiário que deverá ser condenado à morte. Eles se conhecem numa viagem marítima para os EUA e festejam o ano novo sabendo que será o último de suas vidas. Mas não dizem um ao outro esse destino. Ficou célebre a seqüência em que duas taças se quebram no festejo da meia-noite.
Uma pena que os três últimos filmes citados não estejam ainda editados em DVD. Mas como muitas distribuidoras estão exumando velhos sucessos, pode ser que este ano um deles alcance o nosso mercado. Seria de festejar, embora o que se deseje mesmo, aos cinéfilos que lêem a coluna, que o ano seja de bons momentos, de saúde e paz.

DVDs MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)

1. G. I. Joe - A Origem de Cobra
2. High School Band
3. Arraste-me para o Inferno
4. Jogando com Prazer
5. Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas
6. Bruno
7. Força G
8. Anticristo
9. Uma Prova de Amor
10. Os Piratas do Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário