Recebi para divulgação e repasso aos leitores deste blog:
O cinema paraense está em festa. Graças a uma parceria com o Festival Claro Curtas, surge a primeira edição do projeto Curta em Circuito, que levará oficinas audiovisuais a Belém, Santarém, Marabá e Cachoeira do Arari, durante cinco meses a partir do dia 4 de dezembro de 2009.
Através de oficinas presenciais distribuídas em módulos e de material para download em seu site oficial (www.curtaemcircuito.com.br), o Curta em Circuito tem como principal objetivo estimular a produção audiovisual no Estado do Pará, a partir da democratização dos preceitos técnicos e criativos necessários para tanto.
O lançamento conjunto do Festival Claro Curtas e do Curta em Circuito será no dia 03/12, quinta-feira, às 19h, na Fundação Curro Velho. Na ocasião, a diretora Priscilla Brasil e a pesquisadora Giseli Vasconcelos irão debater o tema “Novas Mídias de Produção e Difusão Audiovisual”, junto a demais convidados. Curtas premiados na edição passada do Claros Curtas também serão exibidos durante coquetel após a mesa redonda, e em cada cidade envolvida no projeto Curta em Circuito.
OFICINAS – As oficinas do Curta em Circuito começarão no dia 04/12 e se estenderão até abril de 2010, divididas em cinco módulos: "Argumento e Roteiro", ministrado por Roger Elarrat (Miguel, Miguel); “Fotografia em Vídeo”, por João Wainer (Pixo); “Direção de Ator”, por Adriano Barroso (Chupa-Chupa); “Direção”, por Priscilla Brasil (As Filhas da Chiquita); e “Técnicas de Edição e Finalização”, por Alberto Bitar (Enquanto Chove).
Um profundo compartilhamento de know-how tecnológico, visando a produção e a difusão do cinema paraense, mas – acima de tudo – a construção de uma nova platéia nos quatro cantos do Estado.
CARTILHA EDUCACIONAL – É importante frisar que, do material pedagógico concebido para os módulos, será produzida uma cartilha educacional, com tiragem de três mil exemplares e distribuição em instituições de ensino da arte e pontos de cultura, ONGs, OSCIPs, cooperativas e pequenas empresas de produção e gestão cultural.
O Curta em Circuito é patrocinada pela Claro, em uma realização da BCB Produções Culturais, Casa Redonda e Greenvision Filmes, com apoio institucional do Governo do Pará através da Lei de Incentivo à Cultura Semear.
COMO PARTICIPAR – Para participar das oficinas, basta você ter mais de 16 anos, uma idéia na cabeça e disposição para acompanhar os cinco meses de trabalho. Se você preenche estes requisitos, pode fazer sua inscrição no site oficial do Curta em Circuito [www.curtaemcircuito.com.br] ou direto na instituição onde os módulos serão ministrados em sua cidade. Não marque bobeira: são somente 20 vagas por turma.
O Claro Curtas – Festival Nacional de Curtíssima Metragem, tem como objetivo valorizar a produção audiovisual realizada em curtíssimos formatos a partir de celulares, webcams, câmeras digitais e outros dispositivos móveis. A iniciativa da Claro, por meio do Instituto Claro, oferece oportunidade e capacitação para que mais pessoas explorem as possibilidades de criar conteúdos diferentes, levando ao público olhares nem sempre presentes nos circuitos convencionais do cinema.
Neste ano, os participantes contarão com materiais educativos gratuitos para aprimorar a produção dos vídeos. O site oficial do Claro Curtas (www.clarocurtas.com.br) disponibiliza para download cinco vídeos educativos e um miniguia, que também terá versão impressa e será distribuído a instituições parceiras, ONGs que trabalham com audiovisual e Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura.
Os participantes deverão produzir seus vídeos de acordo com o tema “Ser Digital – Aprendizado e transformação na sociedade do conhecimento”. A ideia é ampliar os debates sobre as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias, suas formas de expressão e participação no mundo contemporâneo.
As inscrições estão abertas até 30 de janeiro de 2010. As dez obras finalistas serão selecionadas e avaliadas por um time de renomados profissionais do audiovisual e de grande contribuição para o cinema brasileiro e mídias digitais: Caio Gullane, Cao Hamburger, Carlos Nader, Dira Paes e Matheus Nachtergaele, com mediação de Sergio Sá Leitão. São R$ 100 mil em prêmios.
No final de março de 2010, os dez finalistas vão participar de um workshop exclusivo em São Paulo, ministrado por profissionais da área audiovisual e de novas mídias, promovido em parceria com a Gullane Filmes. Além disso, haverá um seminário aberto ao público, que contará com palestras sobre o impacto das novas tecnologias digitais móveis nos processos de criação, produção e difusão audiovisual.
Essa é a segunda edição do Claro Curtas. Em 2008, o festival abordou o tema “Diversidade e Inclusão”. Foram 1.500 vídeos inscritos em pouco mais de um mês, por participantes de 194 cidades, de 23 Estados do Brasil e mais de 180 mil visitas ao site oficial.
Instituto Claro
O Instituto Claro foi lançado em março de 2009 e tem como missão estimular a discussão e o desenvolvimento de oportunidades de aprendizagem inovadoras e lúdicas, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação.
Ao eleger a causa da educação, o Instituto incentiva e apoia a revisão, a discussão e a inovação de práticas de ensino e de aprendizagem, compatíveis com a realidade e demandas atuais da sociedade. Para o Instituto, o conhecimento é fator transformador da sociedade, sua construção é fruto do encontro e da interação entre as pessoas, e se dá em múltiplos espaços.
Para divulgar e reconhecer estudos, pesquisas acadêmicas e ações que discutam o impacto das novas tecnologias na aprendizagem estão o Portal Integrado do Instituto (www.institutoclaro.org.br), Fóruns de Discussão com especialistas em educação, tecnologia e desenvolvimento humano e o Prêmio Novas Formas de Aprender, que, em 2009, recebeu mais de 1.300 inscrições de todo o Brasil. No Portal, também são disponibilizados jogos e outros recursos para que as pessoas possam, de fato, experimentar formas interativas de aprender.
O Claro Curtas, entre outros projetos, também está alinhado com as premissas do Instituto Claro, pois é um projeto que busca refletir sobre um tema específico e interagir com a tecnologia para que, de forma lúdica, os participantes possam expressar suas idéias. Para o público interno da Claro, o Instituto coordena o FIA (Fundo da Infância e Adolescência), com o objetivo de fortalecer o engajamento dos funcionários com a prática de ações sociais.
Serviço:
Lançamento Festival Claro Curtas e Curta em Circuito
Dia 03/12 às 19h na Fundação Curro Velho Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 (continuação da Djalma Dutra) – Telégrafo – Belém
Informações:
Caco Ishak (assessor de imprensa): 91- 84147296
Lívia Condurú (produtora executiva): 91-81037145
Há 6 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário