quinta-feira, 11 de março de 2010

CONTATOS DO 4° GRAU





















Uma definição de cinema é de que se trata “da verdade 24 vezes por segundo” (o tempo de rotação do filme no projetor). Mas logo foi desmentida e se passou a dizer que cinema “é a mentira”. Mesmo quando se diz “cinema-verdade” (e os franceses criaram o “cinema verité” com Jean Rouch e Edgar Morin), há de se convir que o que se passa na tela é o que o vê o olho que está colado na câmera. Mesmo assim, e por usar imagens que foram criadas a partir do real, o cinema tenta iludir, ou melhor, fazer passar a idéia de que está exibindo os fatos que estão acontecendo. Tudo bem numa tele-reportagem. Mas o que se focaliza é sempre o que o “cameraman” escolhe para registrar (ou pode registrar).
“Contatos do 4° Grau”(The Fourth Kind/ EUA, 2009) é um exemplo muito interessante de “falsa verdade”. Hoje se chama “docudrama” ou docuficção (situa-se entre o documentário e a ficção). No caso, um exemplo inaugurou um tipo de filme em que o docudrama se veste de elementos capazes de gerar medo no espectador comum: “A Bruxa de Blair”. Bastou a idéia de jovens cineastas que forjaram o encontro de película gravada por colegas que sumiram numa floresta no encalço de uma figura folclórica para se ver, nesse recurso, um modo de faturar bem alto com baixo custo de produção.
Depois de “A Bruxa...” já surgiram “Atividades Paranormais”, “Cloverfield O Monstro”, e “Rec”(em suas versões hispana e norte-americana) . A fórmula pouco varia: pessoas usam pequenas filmadoras para registrar fatos amedrontadores. No caso de “Atividades Paranormais”, um casal resolve filmar os fantasmas de uma casa onde vai residir. A derivação em “Rec” é de uma reportagem que uma jovem vai fazer para a televisão. Monstros e amedrontados são os objetivos do enfoque.
Agora é o que aconteceu em Nome, pequena cidade do Alaska. Ali muitas pessoas desapareceram e outras tantas relataram casos de abdução por seres alienígenas. Os ufólogos sabem desses casos espalhados pelo mundo. Mas o tratamento que deu a um lugar-comum pelo jovem diretor (e roteirista) Otatunde Osumani é que parece inovador. Logo na primeira cena a atriz Milla Javovich caminha em direção à objetiva (ela vem de um plano desfocado) e se apresenta assim: “-Eu sou Milla Javovich, atriz, e faço o papel da psicóloga Abbey Tyler...” Daí em diante outros atores surgem, ou dizendo que estão representando alguém ou simplesmente deixando em suas imagens legendas que colocam as personagens interpretadas no tempo e no espaço. Quer dizer: o filme assume a qualidade de recriador de um caso real. Muitas legendas posteriores indicam que as personagens focalizadas foram realmente vitimas de fenômenos inexplicados que aconteceram nessa região gelada por volta de 2005. Há até mesmo uma seqüência em que Milla conversa com a “verdadeira Abbey”. Quem dirá que é tudo forjado? Um crítico norte-americano perguntou: “-Se as cenas de angústia em sessões de psicanálise são verdadeiras, quem está filmando se nesse tipo de sessão só devem estar presente a paciente e a médica?”
O cineasta Osumani não vai fundo na concepção do que seja verdade ou ficção. Ele explora como verdadeiros os depoimentos e conseqüências desses depoimentos. No final do filme exibe um glossário de casos de abdução, atendendo ao que uma personagem explica sobre “contato do 4° grau”: o primeiro é ver um óvni, o segundo é provar a evidência desse objeto, o terceiro é encontrar um alienígena e o quarto é justamente ser abduzido por este alienígena. As pessoas de Nome teriam sido vitimas dos visitantes do espaço e nesse relato entram agentes do FBI que teriam ido ao local e testemunhado os acontecimentos sem que deles trouxesse (ou publicasse) alguma explicação em desmentido.
Como o caso da bruxa e seguidores o desejado é, realmente, meter medo. “Contatos do 4° Grau” é, sobretudo um “terror” de baixo custo. Mas é inegável que um roteiro inteligente e uma direção criativa conseguem amedrontar espectadores sem que seja preciso ir muito longe nas provas de que aconteceu ou está acontecendo.
Um filme assustador, sem dúvida. Mesmo que seja um logro, mas até aí cabe a sagacidade da produção.
Cotação: *** (Bom)

Um comentário:

  1. Informe ao crítico norte-americano que já existem câmeras que são programadas para filmar automaticamente, sendo assim a doutora poderia sim filmar as sessões estando apenas ela e o paciente no consultório.

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