quarta-feira, 3 de março de 2010

SEMANA PRÉ OSCAR

















No próximo dia 7 acontecerá a entrega do Oscar da Academia de Artes e Ciências de Hollywood a várias categorias. Não há prêmio de cinema mais criticado como também uma láurea tão esperada e comentada. Em tantos anos contabilizam-se injustiças na lista de grandes esquecidos e/ou de premiados sem lastro para tanto. Mas a cada ano as pessoas que gostam de cinema costumam fazer “bolões” para ver quem ganha esta loteria de imagens.
O grande problema de uma cidade como Belém é que a maior parte dos concorrentes não chega a ser visto pelos apostadores, ou fãs. Agora, com a Internet, há mais quem procure “baixar” alguns títulos, perseguindo cópias endereçadas aos votantes da Academia. Neste caso, cabe a pergunta: se as imagens endereçadas aos eleitores são sigilosas como é que as mesmas são colocadas na rede de computadores? E mais curioso ainda: como é que se deixa fixar legendas em diversos idiomas?
Bem, este ano há uma possível surpresa, ou uma inversão de ganhadores caso possa valer uma comparação com a premiação do Globo de Ouro, que antes era considerado a “sala de espera” do Oscar. Agora mesmo “Guerra ao Terror”, de Katherine Bigelow, ganhou os principais Bafta, o maior prêmio do cinema inglês. No Globo de Ouro essa diretora assistiu a seu filme perder para o do ex-marido James Cameron, “Avatar”. Mas as notícias vindas dos EUA dão conta de que o sindicato de diretores está apostando nela. E é muito difícil ganhar um filme e seu diretor ficar de fora ou vice-versa. Segundo a jornalista Ana Maria Bahiana, há forte tendência para a contenda ser vencida por Bigelow. Agora surgiu um militar que está processando os produtores do filme porque considera o enredo filmado a sua história pessoal, sendo contestado pelo roteirista, um jornalista correspondente de guerra.
Entre os dez filmes nominados ao Oscar, o espectador belenense assistiu nos cinemas somente seis: “Avatar”, “Gloriosos Bastardos”, “Up” , “Distrito 9”, “Amor sem Escalas” e agora “Preciosa“. Em DVD houve quem assistisse “Guerra ao Terror”. Na faixa de atores, só George Clooney por “Amor sem Escalas” e Jeremy Renner por “Guerra ao Terror”. Quem teve acesso a uma cópia via “download” da internet pôde ver o desempenho de Morgan Freeman em “Invictus”. Mas o filme terá lançamento amanhã, num dos Moviecom. O favorito é Jeff Bridge por “Coração Louco”, já detentor do Globo de Ouro dessa categoria. Na área de melhor atriz, nos cinemas locais só esteve (ou está, pois o filme é cartaz da semana nos Moviecom) a estreante Gabourey Sibide (por “Preciosa”). Mas algumas pessoas chegaram a conhecer o desempenho de Meryl Streep em “Julie e Julia”, de Sandra Bullock em “O Lado Cego”. Sem sombra de dúvida, Sibide é a favorita. Não sei para os técnicos votantes, mas a meu ver, tanto Sandra como Meryl estiveram péssimas nas representações selecionadas.
Para roteiro original, o que se viu aqui e que vem ganhando pontos e prêmios lá fora é o de “Amor sem Escalas”. Quanto a música os votos vão para “Up”, assim como a animação. E o ator coadjuvante, Christoph Waltz, vem arrasando (ganhou o Globo de Ouro, o Bafta e outros prêmios) pelo seu desempenho como o carrasco nazista de “Bastardos Inglórios”.
Na categoria de filme estrangeiro, o alemão “Fita Branca” deve ganhar. É um excelente filme de Michael Haneke o diretor de “Cachê”. O concorrente “Un Prophete” abusa da condição de hiper-realista.
Prêmios técnicos ficam com “Avatar” e pelo menos um documentário chegou particularmente aos cinéfilos locais, “The Cove”, uma comovente abordagem sobre a caça indiscriminada a baleias e golfinhos.
Mas a Oscar traz sempre surpresas. É a arma com que a Academia de Hollywood impulsiona o seu trabalho. É interessante que no mundo inteiro se faça “bolões” em torno do assunto, mesmo entre os que são veementes críticos dos prêmios. “Barbadas” este ano são poucas, como os efeitos especiais para “Avatar” ou a animação para “Up”.
Dentro do tema, a ACPPA está exibindo no cine Olympia um festival de filmes ganhadores do Oscar. Hoje exibe “Como Era Verde o Meu Vale”. Segue-se “Farrapo Humano”, “Sindicato de Ladrões”, “Marty” e “Kramer Vs. Kramer”. Cada filme ficará dois dias em cartaz na sessão de 18h30.
Agora é esperar e fazer “serão” no domingo. Fã de cinema dorme pouco nesse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário