sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DINHEIRO, EXORCISMO E LEMBRANÇAS





Em nova programação, iniciando a semana cinematográfica, os cinemas Moviecom/Belém lançam três filmes e continuam com os blockbusters em cartaz. Os inéditos são os seguintes: “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme”, “O Último Exorcismo” e “Gente Grande”.

Nas salas alternativas, o público poderá assistir a alguns clássicos do cinema mundial: “Dr. Fantástico” (Sessão Cult amanhã no Cine Libero Luxardo às 16 h),”Casamento ou Luxo”(Sessão Cinemateca no Olympia, domingo às 16 h) e“ A Hora Zero” (Olympia a partir de 3ª Feira) e “O Dia do Gafanhoto” (CC Pedro Veriano/Casa da Linguagem, 3ª.Feira às 18h). Continuam: “À Prova de Morte” (Libero Luxardo até domingo às 19h30) e “Amores Parisienses” (Estação das Docas, Cine-Teatro Maria Sylvia Nunes ,domingo às 10 h).

“Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme”(Wall Street:Money Never Sleeps/EUA, 2010) traz o diretor Oliver Stone (de “Platoon” e “Che”) de volta ao filme-tema que fez grande sucesso há 20 anos: “Wall Street: Poder e Cobiça”. O personagem Gordon Gekko (Michael Douglas) reaparece depois de um período de prisão. Apresenta-se com sérias dificuldades financeiras oriundas de suas trapaças no passado mas consegue recomeçar a ganhar dinheiro com a crise econômica de 2008. Para isso, ele usa a astucia e fidelidade do jovem corretor Jake Moore (Shia LaBeouf). Mas há um problema: sua jovem filha, sobrevivente do drama familiar em que morreram a esposa e um filho (este se suicidou) está noiva e requer a atenção paterna para as verdadeiras intenções do futuro marido.

Os críticos norte-americanos acharam que Stone realizou um filme sentimental com os clichês de Hollywood embora ele tenha afirmado no Festival de Veneza, onde esteve com Michael Douglas, que “não é um filme de Michael Moore (de crítica sistemática ao capitalismo), mas um “entretenimento aliado a preocupação social”.

“O Último Exorcismo”(The Last Exorcism/EUA, 2010) é mais um “falso documentário” na linha de “REC” , “A Bruxa de Blair” e “Atividades Paranormais” (que já tem uma continuação pronta). O filme trata de um sacerdote que perdeu a fé e produz um documentário que deve criticar o rito do exorcismo como “um placebo” a atender jovens com problemas mentais. O alvo é uma garota que dizem estar possessa do demônio embora o pai dela “não acredite nessas coisas”. O filme procura tratar na linha de “filme dentro de filme” a construção do ritual reconhecido pela Igreja Católica. E deixa uma surpresa para o final, surpresa esta que foi o ponto mais discutido pela critica norte-americana, quase toda achando um meio muito fraco de encerrar um projeto curioso. Mas há quem tenha dito que “ficou sem dormir de noite”. Terceiro filme do diretor alemão Daniel Stamm.

“Gente Grande”(Grown Up/EUA,2010) focaliza quatro amigos, jogadores de basquete quando estudantes, que ao morrer o velho treinador reúnem-se e almejam passar um feriado no lugar que lhes lembra a juventude. Com Adam Sandler, Rob Schneider,Kevin Jones, Chris Rock e David Spade. Direção de Dennis Dugan.

“A Hora Zero”(L’Heur Zero/França 2007) mostra uma estranha reunião de família. Na casa da tia Camila, o Sr. Guillaume reúne a esposa, Caroline, conhecida por seu temperamento explosivo, com a ex-mulher Aude. Ele quer que as duas sejam amigas, mas na manhã seguinte a tia é encontrada morta em sua cama. A trama baseada em um dos mais populares romances de Agatha Christie chega ao diretor Pascal Thomas (de “Les zozos”) em um roteiro escrito por François Claviglioli Clémence de Bieville, Roland Duval e Nathalie Lafaurie. No elenco, a veterana Danielle Darrieux, Chiara Mastroianni, Laura Smet e Melvil Poupaud.

“Casamento ou Luxo”(The Woman of Paris/EUA,1923) é um filme dramático que Chaplin dirigiu para provar a sua versatilidade. Edna Purviance protagoniza a namorada que se perde do noivo e se prostitui na cidade grande. Um clássico raro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário