sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FILME DA OBRA DE CHICO XAVIER















A tradição de lançamentos de filmes elegeu as sextas feiras para esse evento cinematográfico nas cidades brasileiras. É devido a essa programação que as distribuidoras destacam os filmes que devem ser exibidos no circuito nacional. Mas o que repercute na hegemonia dos programas para certas cidades é a média de público que vai ao cinema. Já não é uma lei nacional (como o do antigo CONCINE), mas a meta planejada das empresas exibidoras. Daí porque Belém não sintoniza com o que é lançado nas casas do sul e sudeste. Algumas vezes alguns filmes repercutem nacionalmente.

Esta semana em nossa cidade há duas estréias nacionais nas salas comerciais: “Nosso Lar” e “Como Cães e Gatos 2: A Vingança de Kitty Gallore”.

O plano extra sempre escolhe programas pouco vistos no circuito. “Tarde Demais” (The Heiress, EUA, 1949, 115 min.) vai fazer a sessão regular do Cine Olympia/ACCPA (18h30). “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” estará no Cine Libero Luxardo até domingo às 19h30; e “O Segredo das Joias” (The Asphalt Jungle, 1950) de John Huston estará na Sessão Nostalgia (ACCPA) de domingo às 16 h no Olympia.

“Nosso Lar” (Brasil, 2010) é a versão cinematográfica do livro escrito pelo médico André Luis e psicografado em 1944 por Chico Xavier. O filme é dirigido por Wagner Assis (de “A Cartomante”) e conta com uma produção incomum no cinema nacional, ganhando uma cenografia esplendorosa a cargo de Heigorina Cunha que diz ter concebido o lar do titulo em uma viagem de fez fora do corpo.

O roteiro trata da transição de um médico, André Luis, após a morte. Ele se depara com um mundo estranho, sombrio, onde vozes de lamento ecoam por todos os lados. Auxiliado por espíritos amigos ele alcança uma cidade onde se sente em paz, reconhecendo algumas pessoas que conheceu em vida terrena. Permanece nesse lugar até sentir saudade de seus familiares e amigos que ficaram na Terra. Chega a vê-los e, nesse momento, compreende que a vida continua em mais de uma dimensão.

O livro é dos mais procurados dos muitos que Chico Xavier publicou atendendo aos espíritos que se comunicaram com ele. É uma visão espiritualista que segue de perto a filosofia de Alan Kardeck em seus livros e que se tornaram a base da dourtina espírita.

O filme teve locação em 3 cidades realizado em 3 meses do ano passado. Protagonizando André Luiz está Renato Prieto. No elenco nomes conhecidos como Othon Bastos, Ana Rosa, Paulo Goulart, Fernando Alves Pinto e Selma Egrei.
Para a estréia nacional foram feitas 400 copias com distribuição da 20th Century Fox. Exibe-se nos cinemas do circuito Moviecom (2 cópias no shopping Castanheira uma no Pátio Belém).

“Como Cães e Gatos 2” (Cats & Dogs: The Revenge of Kitty Galore, EUA, 2010,82min.) tem direção de Brad Peyton e será projetado em 3D. Misto de animação de bonecos com atores prossegue a primeira aventura dos tipos mostrados há alguns anos. O argumento pode ser assim resumido: Kitty Galore, uma ex-colaboradora da organização MEOWS de espiões felinos, está cada vez mais enfurecida e imagina um plano para, além de derrotar de vez seus inimigos caninos, derrubar seus ex-companheiros de espionagem e transformar o mundo em seu “arranhador de estimação”. Diante dessa ameaça sem precedentes, cães e gatos serão obrigados a unir forças pela primeira vez na história em uma aliança que poderá salvar suas vidas – e as de seus donos .

“O Mundo Fantástico do Dr.Parnassus” é uma extravagância do cineasta Terry Gilliam, egresso do grupo Monthy Phyton, comediantes ingleses que no cinema apresentaram coisas como “A Vida de Brian” e “O Sentido da Vida”. Aqui Gilliam apresenta um mágico que fez um trato com o diabo ganhando a imortalidade em troca de algumas almas, entre elas a sua filha ao completar 16 anos. Com o tempo, o mágico tenta desfazer o acordo e a seu favor entra um personagem encontrado quando tentava o suicídio por enforcamento.
Com visual deslumbrante, o filme segue a linha fantástica de outras obras do mesmo autor como “Brazil,O Filme”.

“Tarde Demais” é um clássico de William Wyler, com base em um romance de Henry James. Ganhou 4 Oscar incluindo o de melhor atriz para Olivia de Havilland. Ela interpreta uma rica herdeira assediada por um cavalheiro (Montgomery Clift) que não se sabe se é apenas um interessado em sua herança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário