terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CISNES NEGRO E BRANCO



Quando o compositor Piotr Ilych Tchaikovsky (1840-1893) teve a idéia do seu ballet “O Lago dos Cisnes”, estava passando o verão na casa da irmã, em 1871. Escreveu como brincadeira aos sobrinhos, tendo como inspiração um conto do alemão Johann Karl August Musäus. Mas a peça tomou outro rumo, sendo apresentado ao dramaturgo Vladimir Begitchev, diretor dos Teatros Imperiais de Moscou, que se entusiasmou e adquiriu-o por 800 rublos(quantia muito baixa). Apresentou-o pela primeira vez em Moscou em março de 1877 (alguns dizem que foi em fevereiro) com o Bolshoi, mas sofreu a amarga recepção devido a diversos fatores como a sofrivel interpretação da orquestra, do corpo de balé, em termos de coreografia e cenografia. Mas o tempo consagrou a obra que teve outras mexidas, sendo a mais importante a do coreografo francês Marius Petipa, em St. Petersburgo, com reestreia em janeiro de 1895, dois anos após o falecimento de Tchaikovsky.
Os 4 atos contavam a história do príncipe Sigfried e sua paixão por um cisne branco, na verdade, uma princesa chamada Odete encantada em ave pelo bruxo Rothbart. Esta princesa, à maneira do nosso boto, só se transformava em mulher durante a noite, voltando ao lago quando amanhecia. Como em outros contos de fadas, a princesa só será liberta quando encontrar o amor. Siefried, por sua vez, sabe do encanto, salva Odete, mas Rothbart substitui este por sua filha Odile agora um cisne negro. Sabendo-se enganado, o príncipe procura Odete, mas o mago, por vingança, imunda as margens do rio e a princesa volta a se tornar o cisne branco. Desesperado ao ver que perdia a sua amada, Siegfried se joga nas águas do lago e ambos morrem afogados.
O tema é explorado no filme em cartaz “O Cisne Negro” (The Black Swan/EUA,2010) com interessante conotação freudiana. A jovem bailarina Nina Sayers(Natalie Portman), filha de Erica Sayers(Barbara Hershey, uma profissional da dança em outros tempos), anseia pelo papel de Odete, o Cisne Branco, na versão de “O Lago dos Cisnes”. Mas tem pela frente Lily (Mila Kunis), a substituta eventual de acordo com o diretor Thomas Leroy (Vincent Cassel). Quando ela sabe que Lily pode ficar com o papel de Cisne Negro, reluta em aceitar essa possibilidade, pois ambiciona as duas personagens (e na realidade teme que a outra a ofusque na dança). O seu comportamento engloba a atração sexual que parece exercer sobre Thomas e a repressão materna que se corporifica no comportamento da rival com o diretor. A presença da Odile, da história, acaba representando a outra personalidade de Nina, os recalques que ela precisa eliminar, nem que isso cause a sua própria morte.
O tratamento do diretor Darren Aronofsky (de “O Lutador”) usa o ballet como o fizeram Michael Powell e Emeric Pressburger com a dança que extraíram da música de Brian Easdale para o conto de Andersenem (
Sapatinhos Vermelhos, The Red Shoes, 1948). Aqui é o mesmo quadro de paixão que envolvia a bailarina e o diretor do espetáculo. Só que a tragédia se faz mais apegada a Tchaikovsky, com a bailarina sucumbindo na execução de seu papel. Nesse ponto pode ser vista a correlação entre atriz e personagem, tema que no cinema já deu filmes como “Fatalidade” (A Double Face) de George Cukor (o interprete de “Othelo” incorporava o personagem a ponto de matar a atriz que protagonizava Desdemona).
Em “Cisne Negro” é a fusão de fantasia & ambição & repressão, temas bem expressos em várias seqüências e como síntese, a que mostra Nina assassinando a rival sem que isso referencie uma cena sangrenta na realidade.
Música e dança servem ao drama e, curiosamente, levam a premios. Veja-se, por exemplo, “Sapatinhos Vermelhos” premiado com o Oscar de melhor direção de arte e música; ou ”Fatalidade”(A Double Life, 1947) que vitoriou o ator principal Ronald Colman e, agora, “Cisne Negro” candidata-se a categorias como filme, atriz, diretor, montagem (edição) e fotografia. A atriz Natalie Portman é a favorita em meio às indicadas. Procede a expectativa em torno disso.
O filme tem muito mais assunto para tratar em termos do conteudo explorado como desejo e sentimentos do ser humano. Volto a ele proximamente.

2 comentários:

  1. Você poderia me informar qual é o conto de johnn que o inspirou?Qual coletânea, livro etc?
    Estou fazendo uma pesquisa e isso é muito importante, vc pode me informar suas fontes?

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  2. Cara leitora, procure no endereço
    http://www.projetomusical.com.br/compositor/index.php?pg=tchaikovsk_obra02
    Você encontrará mais informes nessa fonte.
    Abço.

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