sábado, 14 de janeiro de 2012

MORTAIS COMBATES


A pesquisa sobre a forma de o cinema ter capturado a mitologia grega é uma aventura, haja vista adentrar em labirintos que podem ser mais fechados do que os de Creta. Mas, certamente, vai chegar a algo, embora perca a chance de ganhar um novo fio de lã salvador como o de Ariadne. Por que esse preâmbulo? Após assistir a um desses filmes cujo tema enreda a mitologia, sente-se vontade de mostrar a que isso veio, num cinema em 3D, no século XXI.
“Imortais”(Imortals/EUA, 2011) é mais uma contrafação em nome de deuses e heróis da Grécia antiga. O roteiro de Charles e Vlas Parlapanides (descendentes de gregos) é de uma ingenuidade que passa por sinônimo de pobreza. Detém-se na luta de Teseu (Henri Cavill) com o rei Hyperion (Mickey Rourke). O que mais se conhece do herói, a luta contra o minotauro, está em segundo (ou mais atrás) plano. Tampouco se trata da família de Teseu, de suas mulheres, de seus filhos, chegando a se dizer que ele era bastardo (e não filho de um rei). Mas qualquer aproximação mais séria com a riqueza do mito grego é mesmo “mera coincidência” (a lembrar àquelas vinhetas dos filmes usadas antigamente para livrar do real as idéias ficcionadas de quem escrevia as histórias).
Mas o cinema não tem, é verdade, obrigação de ser sempre fiel aos temas que aborda. Fosse assim e o abismo que o separa da literatura engoliria excelentes cineastas e obras que mereceram o titulo de clássicos. Esse, aliás, é um dos itens a que Julio Plaza (au tratar de arte-interatividade) se deteve para mostrar que qualquer adaptação de uma obra literária para um filme, consequentemente, se torna uma outra obra. Mas, quando tratado nesse escopo, diz-se que se quer é uma realização competente. E isto não se vê em “Imortais”. Quase todo filmado em CGI (recurso às imagens digitais geradas por computador) a narrativa é uma refém dos efeitos especiais. E o diretor indiano, Tarsem Dhandwar Singh, não quer se livrar dos computadores, mesmo quando o que enfoca é, por exemplo, a relação do herói com Phaedra (Frieda Pinto) ou a libertação dos titãs ou, ainda, a interferência dos deuses do Olimpo, estes relutantes em se intrometer em assuntos humanos até que a situação implique em ausência de tensão.
O modo de contar os fatos é tão relapso que se torna confuso. Os que ainda não leram a mitologia grega (ao menos algumas partes desta) e desconhecem quem foi Teseu (ou não leram, ao menos, o nosso escritor Monteiro Lobato que escreveu para as crianças “Os 12 Trabalhos de Hercules”) se perde na trama em que o herói grego exibe máscaras de torturado deprimentes para quem deixou muito a contar no rico veio mitológico do berço da civilização.
O melhor do filme, a meu ver, é o final quando se dá uma licença poética, vendo-se os guerreiros ascendendo no espaço com suas armas em punho. Por este quadro percebe-se que o cineasta tentou algumas vezes usar pinturas famosas para o seu “décor”, ou quis impregnar seu trabalho de certa pretensão estilista que supera a morosidade da ação como não é de praxe nos filmes comerciais do nível. Mas pode ser que se queira ver demais. Há filmes que nascem para um determinado publico e a observação de mudança de direção para outro tipo de público deve ser considerada um acidente (ou uma tendência de critica). Na verdade “Imortais” deve ser consumido como um blockbuster que usa a 3D para vender melhor. E a venda é a sua meta, ou o seu“fio de Ariadne”. Qualquer desvio dessa opção é acidental, ou produto da incapacidade da realização como material de venda fácil.

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