segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

OSCAR EM DVD

Os lançamentos internacionais como forma de as empresas driblarem a pirataria (e mesmo o download consentido) faz com que alguns filmes candidatos a Oscar, em fevereiro já estejam nas locadoras de vídeo do Brasil.
Este ano o/a leitor/a pode encontrar “Toda Forma de Amor” (candidato a ator coadjuvante), “A Árvore da Vida”(filme,diretor,fotografia) “Meia Noite em Paris”(filme,diretor,roteiro original,direção de arte), “Rango”(animação),“Kung Fu Panda 2”(animação), “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2”(efeitos visuais,direção de arte, edição de som), “Rio” (musica),“Transformers, O Lado Oculto da Lua” (efeitos visuais , som e edição de som),“Gigantes de Aço” (efeitos visuais) e “O Planeta dos Macacos: A Origem”(efeitos visuais). Esses filmes também podem ser encontrados em blu-ray.
De importante mesmo é rever em casa “A Árvore da Vida”, “Meia Noite em Paris”, “Rango” e “Toda Forma de Amor”. Este último titulo, assisti semana passada e constatei que realmente o veterano Christopher Plummer mereceu a indicação de melhor ator coadjuvante. Ele protagoniza um viúvo, que depois de mais de 40 anos de casado e com um filho adulto, revela ser gay. O filho apóia o seu romance com um rapaz, mas isto acontece quando o personagem tem poucos anos de vida. Um romance paralelo do filho e o papel que um cão representa para a família é a base sentimental sem ser piegas. O animal,aliás, irmana com a cadela de “O Artista” (a chegar aos cinemas em fevereiro) como excelentes intérpretes. Eles mereciam Oscar pelo desempenho.
Mas gostei bastante do filme de Plummer dirigido por Mike Mills. Aliás, este ator também está (e bem) em “Millenium, Os Homens que não Amavam as Mulheres” em cartaz nos cinemas. A imagem que Plummer deixou ao incorporar o Barão Von Trapp em “A Noviça Rebelde” está cada vez mais distante. Mas o ator não gosta que se fale de seu papel nesse filme. Esnobismo. Plummer deu bem o recado do viúvo que desposa a noviça Marie (Julie Andrews). O filme tem enorme fã clube ainda hoje. Agora um detalhe: o papel dele em“Dr,Parnassus” é bem melhor do que os recentes e citados. Não ganhou indicação ao Oscar do ano anterior.
“A Árvore da Vida”, melhor filme para os nossos críticos e para muitos colegas internacionais, não figurou entre os candidatos a Globo de Ouro, mas o pessoal da academia de Hollywood rendeu homenagem ao talento do diretor-roteirista Terrence Malick. É um filme detestado pelo público e amado pelos cinéfilos autênticos. Sua linguagem sai dos parâmetros normais do cinema industrial e adentra pelo terreno introspectivo aliado à uma concepção do valor da família, do “fruto do grande processo da criação do mundo”.
“Rango” surpreendeu no terreno da animação. Ao invés de seguir a linha infantil do gênero foi buscar inspiração na historia do cinema, mexendo com tipos e filmes de diversos gêneros. Foi o primeiro trabalho do diretor Gore Verbinski, de “Piratas do Caribe I”, nessa técnica.
Os candidatos a prêmios técnicos não saem das categorias a que foram colocados. A exceção pode ser “O Planeta dos Macacos, A Origem”, uma abordagem interessante na gênese de uma franquia nascida de um bom filme de 1968.
A partir de agora vou referir os filmes exibidos em tevê fechada, visto que os leitores deste espaço devem ser assinantes e /ou se interessam pelos programas. Hoje ressalto três filmes exemplares: “Periferia”, dirigido por Bogdan George Apetri, romeno (MAX);  “Les Invités de mon père, de Annie Le Ny, francês, (TV Monde) e “As Praias de Agnès” (francês, TV Cult, foto). O primeiro é um estudo sobre a condição humana a partir do drama de uma mulher marcada pelos erros do passado que espera superar tudo e viver a liberdade. “Les invites ...” elabora um painel familiar com ênfase em marcadores sociais, principalmente sobre a situação geracional. E o terceiro, dirigido por Agnès Varda, cineasta francesa, é um painel bio-filmográfico dessa grande diretora que com esse documentário revela estar "de saída" do cinema, ao completar 80 anos. A criatividade marca a narrativa e constroi um envolvimento com essa mulher que com sua arte também fez parte das lutas das mulheres francesas por conquistas sociais. 
MELHORES DA SEMANA
1.   “As Praias de Agnès” (francês, TV Cult, foto)
2.   “Toda Forma de Amor”(EUA)
3.   “MILLENIUN – Os Homens que não amavam as Mulheres” (versão sueca, TV)
4.   “Periferia" (Romeno, TV)
5.   “Les Invités de mon père (francês, TV)
6.   “Fogo na Planície”, de Kon Ichikawa

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