sábado, 12 de fevereiro de 2011

FAVORITOS DO OSCAR NO PROGRAMA DA SEMANA



“O Discurso do Rei”(The King’s Speech, UK,Austrália, 2010) é a estréia máxima do fim de semana. Candidato a 12 Oscar (o campeão de indicações) explora a luta do soberano inglês George VI para proferir o histórico discurso que relata a entrada de seu país na guerra contra a Alemanha, em 1940.

George VI, a contragosto assume o reino inglês quando Edward, seu irmão mais velho abdica do trono em 1936. O novo rei era gago e a causa, como quase sempre neste caso, derivava de problemas psicológicos da infância. Um terapeuta sem grau acadêmico assume o tratamento do soberano a pedido da rainha. É uma tarefa difícil, mas meritória. Na sua fala escorreita, o rei inglês conquistou a simpatia dos súditos e depois disso permaneceu no palácio durante os bombardeios nazistas. A hoje rainha Elizabeth II, sua filha é uma menina na época dos acontecimentos.

O ator Colin Firth apresenta um desempenho impecável no papel. O mesmo pode ser dito de Geofrey Rush como o terapeuta instintivo e de Guy Pearce como Edward. Tudo leva a crer na boa receptividade do filme na festa do próximo dia 17.

Outro lançamento importante é “Bravura Indômita”. Em 1969 a primeira versão de “True Grit”(aqui chamado "Bravura Indômita") deu a John Wayne (1907-1979) o seu único Oscar. No filme, dirigido por Henry Hathaway de um roteiro de Marguerite Roberts extraído de um livro de Charles Portis, Wayne protagonizava o policial alcoólatra, cego de um olho, que aceitava a tarefa da jovem Mattie (Kim Darby) em procurar o assassino do pai. O filme, um western de boa linha, é refilmado agora pelos irmãos Joel e Ethan Coen e traz o mesmo nome (tanto no original como na tradução para a exibição brasileira). No lugar de Wayne está Jeff Bridges. E no de Darby está Hailee Steinfeld, estreando no cinema aos 16 anos(antes só fez TV). O roteiro atual é assinado pelos diretores. Mas a base é a mesma. E o filme está candidato a 10 Oscar incluindo-se o de filme, ator (Jeff Bridges), diretor e roteiro adaptado. O segundo grande lançamento da semana nos cinemas comerciais da cidade.

E ainda estréia “Burlesque”(EUA 2010), musical de Steve Antin com Cher e Christina Aguillera. O filme foi o vencedor do Globo de Ouro de melhor canção e tenta mostrar o auge do gênero teatral em um tempo e com menos liberdade de censura (faltam os elementos desse tipo de show na sua origem, como strip-tease).

Dentre os filmes da programação extra destaque para “Trágica Obesessão”(Obsession), de Brian De Palma, sábado (12) às 16h na Sessão Cult da ACCPA no Cine Libero Luxardo. E “Em Cada Coração um Pecado”(King’s Row) na Sessão Nostalgia do Cine Olimpia, domingo 13, também às 16 h.

Clássicos imperdíveis.

2 comentários:

  1. Luzia, boa noite!
    Ontem fui assistir "Burlesque" e hoje "De pernas para o ar". Gostei de ambos. Atendem totalmente o objetivo que se propuseram: dar risadas e distrair. Entretenimento para sessão da tarde apimentada. Gosto de comédias românticas.
    Quando saio leve do cinema, após ter assistido filmes que os criticos não recomendam, sinto-me uma ignorante completa na arte de avaliar a sétima arte.
    Como diz minha mami, cada qual no seu cada qual.
    Abraços,
    Ida Lenir

    ResponderExcluir
  2. Oi Ida,

    Ainda não assisti a nenhum dos dois. Mas pelo que dizes deve ser um programa ameno que dá para ficar "de pernas pro ar" nem que seja na imaginação, na sala do cinema, pois por lá , não dá para colcocá-las na poltrona. Valeu!
    Bjos,
    Luzia

    ResponderExcluir