domingo, 8 de novembro de 2009

AS ESTRÉIAS E O EXTRA DO FIM DE SEMANA







Na programação desta sexta, 05/11, nos cinemas de Belém, consta “O Visitante” (The Visitor/EUA 2007), filme que candidatou Richard Jenkins ao Oscar deste ano (ele vencedor de vários prêmios, inclusive, do Festival de Moscou e dos produtores independente). Com direção de Thomas McCarthy, também premiado, trata de um professor viúvo que mora em Connecticut e costuma ir a Nova York a serviço. De uma feita ele é convidado a dar uma palestra e embora não esteja disposto a isso é obrigado pelo reitor de sua universidade a comparecer. Ao chegar ao pequeno apartamento que mantém na grande cidade, se depara com um casal de imigrantes ilegais. Essas pessoas que não sabem por que foram enganados no aluguel e na oportunidade, não tem para onde ir, não resistem a sair, se apieda da situação e deixa-os permanecer. O professor gosta muito de música e estava tomando aulas de piano. Terek, o imigrante sírio, toca em um grupo de rua e através dele o mestre encontra um novo alento em sua vida monótona.
O filme traz um novo ângulo de um assunto muito explorado. E realmente é impressionante o trabalho do elenco, especialmente de Jenkins até então um coadjuvante de produções mais ou menos ambiciosas.
Será exibido na sessão Moviecom Arte, sala 4, do Shopping Castanheira às 18h00 até a 5ª feira.
Outro lançamento é “Código de Conduta” (Law Abiding Citizen/EUA/2009) de F. Gary Gray, com Jamie Foxx e Gerard Butler. No argumento, um pai de família (Butler) vê sua esposa e filha serem assassinadas e o criminoso ser posto em liberdade graças a uma manobra do promotor encarregado do caso (Foxx). Anos depois, o assassino libertado é encontrado morto e o viúvo está preso por outros crimes. A missão, agora, é lutar contra o promotor corrupto. Os críticos norte-americanos afirmam que se trata de um “thriller” para curtir como bom divertimento.

“Os Fantasmas de Scrooge” (A Christmas Carol), outra estréia, reprisa a clássica história de Charles Dickens sobre o Sr. Ebenezer Scrooge (Jim Carrey), um homem solitário, avarento e muito mal-humorado que, em uma noite de Natal, recebe a visita de fantasmas dos Natais passado, presente e futuro. O diretor Robert Zemeckis volta à técnica de animação usada em seus projetos anteriores como “Expresso Polar” e “Beowulf”. Cópia dublada.

Estréia ainda “Jogos Mortais 6” (Saw 6/EUA 2009) dirigido por Kevin Graeuter. Aqui o agente Strahm está morto, mas o esquema assassino do Jigwaw é entendido pelo FBI que, afinal, revela um segredo dos tais “jogos”. A meu ver este é o pior tipo de cinema que existe.

“Aquele Querido Mês de Agosto” (Portugal, 2008) é uma experiência elogiada de uma filmagem livre sobre a época de veraneio dos portugueses. Há uma tênue linha de ficção em meio à feição documental. Direção de Miguel Gomes. Elogios internacionais. O filme retoma a programação regular do Cine Libero Luxardo. A exibição iniciou na 5ª feira e vai até o domingo, 8/11, sempre às 19h30.
“Tempos Modernos”(Modern Time/EUA 1936) foi considerado pelos ingleses “o melhor filme do século XX”. É a despedida de Carlitos, o herói criado por Charles Chaplin. Já inteiramente falado (até então Chaplin resistia a isso) mostra que a nova tecnologia não é mais o campo do cinema em estado de graça, ou “a projeção da imagem em movimento”. Aproveita o ensejo do cinema para mostrar as artimanhas contemporâneas das relações de trabalho onde o produto é feito em massa. Aula sobre o
o taylorismo, que apresenta a intensificação da divisão do trabalho, com fracionamento das etapas do processo produtivo de formas a que o trabalhador amplie as atividades micro-especializadas e repetitivas que realiza. Foi seguido pelo fordismo, pois o norte-americano Henry Ford foi o primeiro a aplicar esse método em suas fábricas. Na Sessão Cult da ACCPA no Libero Luxardo, no sábado, 07/11 às 16 h.


“Aquele que Sabe Viver” (Il Sorpasso/Itália, 1961) é um dos melhores filmes do cineasta Dino Risi (de “Perfume de Mulher”). Vittorio Gassman interpreta um bom vivant dirigindo um carro pelas estradas romanas em um feriado, tendo como parceiro um estudante (Jean Louis Trintignant). Humor e drama se mesclam neste “road movie” que marcou época. Na Sessão Cinemateca da ACCPA neste domingo, 08/11, às 16 h no Olímpia.


A ABDeC-Pa/Fundação Curro Velho exibirá, no Cineclube Pedro Veriano (Casa da Linguagem), o memorável e marcante "Terra em Transe", de Glauber Rocha, na terça, dia 10/11, às 18h30. Expressão de uma época em que o Brasil patinava na ditadura militar, enfoca a República de Eldorado, vista através da lente de um jornalista e poeta ligado a Porfirio Diaz, senador e mais tarde presidente. O filme apresenta o jogo político dos políticos e o cerceamento à liberdade do pensamento. Imperdível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário