sexta-feira, 20 de novembro de 2009

VAMPIROS, LOBISOMENS E ALTERNATIVAS







“Lua Nova”(New Moon), o segundo filme da franquia iniciada com “Crepúsculo” (Twilight) está neste programa de lançamentos da semana. O filme ganha várias salas em cópias legendadas e dubladas. É a atração comercial a dividir espaço com “2012- O fim do mundo”, o atual campeão de bilheteria.
“Atividade Paranormal” estará em pré-estréia na sala 4 do Moviecom Castanheira, às 21,55, presentemente um dos filmes mais vistos nos EUA esta semana.
E o cinema extra entra com muitos títulos. Na mesma sala 4, do Moviecom Castanheira, o projeto Moviecom Arte apresenta “Um Romance de Geração”, às 16h25. No Cine Libero Luxardo, desde ontem e até domingo às 19h30: “Bem-Vindo”(Welcome). Na Sessão Cult do mesmo Libero Luxardo, sábado, 21, às 16 h “Gloria Feita de Sangue” (Paths of Glory) de Stanley Kubrick. E no Cine Olympia, na Sessão Cinemateca de domingo, 22, às 16h, “O Picolino” (Top Hat). No Cine Clube Pedro Veriano (Casa da Linguagem) , na 3ª. Feira, 24, às 18,30, a “sessão dos Clássicos” da ACCPA exibirá “Assim Estava Escrito” ( .
“Lua Nova”(New Moon/EUA,2009) foi definido pelos críticos norte-americanos como “um filme de fã”. Com isso, eles especificam que o filme vai agradar ao público que gostou de “Crepúsculo” e de todos os livros de Stephanie Meyer, a autora das histórias, incluindo “Eclipse” que já está sendo filmado.
Na nova produção, o diretor é Chris Weitz explora o ocorrido com Bella (Kristen Stewart) quando Edward (Robert Pattinson) e seus familiares vampiros mudam-se da cidade. Ela se aproxima de Jacob (Taylor Lautner) que é um lobisomem. Mudando de sanguessuga para monstro que se materializa no luar, o filme não desmerece seus admiradores literários. Já se prevê o mesmo sucesso de bilheteria e a prova é o numero de cópias feitas pela Empresa Paris Filmes dando à Belém a chance de optar pelas dubladas ou legendadas em duas salas de shopping. O lançamento mundial é uma forma de luta contra a pirataria.
“Atividade Paranormal” (Paranormal Activict/;EUA,2009) trata de uma casa no subúrbio onde estranhos fenômenos paranormais vem acontecendo. Os moradores identificam com câmeras os espíritos invasores e tentam enfrentá-los. Produção de baixo orçamento que vem conquistando o público por onde passa. A direção é de Oren Peli, também autor do roteiro. Pré estréia.
“Um Romance de Geração” (Brasil/2009) é baseado no livro de Sérgio Sant’Anna e se propõe a uma comédia sobre um escritor que não escreve. O enredo trata do escritor Carlos Santeiro cujo único livro foi elogiado pela crítica. Mas ele deixou de escrever. Esquecido, entrega-se à bebida e às corridas de cavalos. Até que uma jornalista surge para entrevistá-lo. Para impressioná-la ele inventa livros que nunca chegou a escrever dando margem a um diálogo em que a esperteza é posta à prova. O filme foi exibido no recente Festival do Rio.
“Bem Vindo” (Welcome/França,2008) é dirigido por Philippe Lioret que também escreveu o roteiro juntamente com Oliver Adan e Emanuel Courcon. Trata de Bilal, jovem iraquiano de 17 anos que deixou a sua terra após a namorada viajar para Londres. Decidido a procurar novos rumos viaja pela Europa e ao chegar diante do Canal da Mancha pensa que é o que o está separando da amada Mina. A meta é atravessar a nado. O filme foi premiado no último Festival de Berlim.
“Glória Feita de Sangue” (Paths of Glory/EUA,1957) foi proibido na França por muitos anos. Mas é consagrado como uma das obras-primas do diretor Stanley Kubrick. Trata de um pelotão francês, durante a 1ª. Guerra Mundial, encarregado de uma missão suicida a merecer protesto de um coronel (Kirk Douglas). Por isso, essa autoridade é levada à Corte Marcial. O projeto do filme foi bancado pela empresa do ator, a Batjac. Gerou polêmica e prêmios internacionais.
“O Picolino” (Top Hat/EUA, 1935) é a melhor comédia musical com a dupla Fred Astaire & Ginger Rogers, Com música de Irvin Berlin e coreografia de Hermes Pan apresenta números musicais fantásticos como “Cheek to Cheek” usado por Woody Allen no seu “A Rosa Púrpura do Cairo”. A direção é de Mark Sandrich e no elenco está o comediante Edward Everett Hoton (de “Horizonte Perdido”).
Clássicos do Cinema exibirá, no CC Pedro Veriano (Casa da Linguagem), na sessão “Cinema sobre Cinema” o filme de Vicent Minelli “Assim Estava Escrito” (The Bad and the Beautiful, EUA, 1952), com Lana Turner, Kirk Douglas, Walter Pidgeon entre outros veteranos desse período. O enredo enfoca um produtor de cinema de Hollywood que se projeta na carreira através dos filmes B e avança para os grandes estúdios. Sua postura autoritária derruba quem está no seu caminho. Esse caráter é visto através do olhar das pessoas que trabalham com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário