sexta-feira, 27 de novembro de 2009

FIM DE ANO NOS CINEMAS








A chegada do fim do ano leva os cinemas comerciais a explorar os grandes lançamentos que agora ocupam uma faixa internacional como forma de diminuir o alcance da pirataria. Assim, permanecem em cartaz esta semana, em um bom numero de salas dos cinemas de Belém (PA), dois dos maiores êxitos comerciais do período: “Lua Nova” (New Moon) e “2012”.
Essa permanência diminui o número de estréias e deixa o cinéfilo belenense inteiramente ligado aos programas alternativos, em grande número esta semana:
a Sessão Cult do Libero Luxardo com “Paixões que Alucinam”;
a sessão Moviecom Arte (Castanheira, sala 4) com.”Juventude”, de Domingos de Oliveira;
duas sessões noturnas, no Cine-Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas) com “Che - Parte 2, A Guerrilha”;
a estréia da Sessão Aventura, no Olympia, domingo às 16 h, com a primeira série (2 episódios) de “As Aventuras do Capitão Marvel” e o longa “O Filho de Tarzan, de Richard Thorpe com Johnny Weissmuller;
“Blow Up”, de Michelangelo Antonioni, segunda feira, 29/11, às 19 h, no Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP);
e a programação da ABCeD e Curro Velho com "O Pagador de Promessa" de Anselmo Duarte, no Cine Clube Pedro Veriano, às 18h30, terça feira, 1º/12 (Casa da Linguagem).


No circuito Moviecom, está o desenho animado europeu “Planeta 51” (Planet 51/Espanha,2009), elogiado pela critica norte-americana. Uma idéia curiosa: um astronauta norte-americano pousa em planeta supostamente desabitado. Surpreende-se ao encontrar uma espécie de clone da Terra há 50 anos, lembrando as cidades desse tempo. Os seres são pequeninos e verdes. Na premissa, o filme celebra o próprio gênero ficção-cientifica no tempo em que se esboça a ação, configurando os ets da forma antiga e o roteiro atual conjuga a proposta “retrô” com a própria construção narrativa. O desenho é em 2D. Direção de Jorge Blanco, Javier Abad e Marcos Martinez de um roteiro de Joe Stillman. Cópias dubladas.

“Paixões que Alucinam”(Shock Corridor/EUA, 1963), de Samuel Fuller (1912-1997), diretor independente do cinema norte-americano. Realização bastante elogiada trata da odisséia de um jornalista que se interna num hospital para doentes mentais, objetivando descobrir um perigoso assassino refugiado. Roteiro próprio e atuação de Peter Breck, Constance Towers e Larry Tucker. Exibição sábado, às 16h no Cine Libero Luxardo (Sessão Cult).

“Juventude”(/Brasil,2008), direção e roteiro de Domingos de Oliveira, trata da memória de 3 sexagenários: o comerciante David (Paulo José), o cardiologista Ulisses (Aderbal Freire Filho) e o diretor de teatro Antonio (Domingos), que se reúnem na mansão de um deles em Petrópolis. Um pouco de autobiografia com muita sensibilidade.

“Che 2, A Guerrilha”(Che II/EUA,2008)- Segunda parte da biografia de Ernesto “Che”Guevara, de Steven Soderbergh. Inferior à primeira etapa trata da participação do médico argentino e colega de Fidel Castro na revolução cubana de 1959 em outra manifestação de guerrilha, no caso, a da Colômbia, onde ele seria morto. Benicio Del Toro é uma das boas coisas do filme.

“As Aventuras do Capitão Marvel”(EUA,1942), seriado de artesanato competente a cargo de dois diretores (John English e William Witney). A base é o herói dos quadrinhos, muito popular nos anos 40. Em 12 episódios, serão vistos domingo os dois primeiros
“O Filho de Tarzan” (EUA,1941), Johnny Weismuller como o herói criado por Edgar Rice Burroughs. O papel de Jane, a companheira do herói, é vivido por Maureen O’Sullivan, mãe da atriz Mia Farrow. E o menino, Boy, é Johnny Sheffield, que seria depois outro herói das selvas: Bomba.
A Sessão Aventura (ACCPA) recupera um aspecto da cultura local, como a predileção por filmes em episódios exibidos nas salas de bairro, em sessão vespertina aos sábados no Olympia, a mais de 50 anos.

“Blow Up”, de Michelangelo Antonioni, premiado internacionalmente. Um fotógrafo profissional descobre, ao ampliar uma foto entre as imagens capturadas em um bosque, o corpo de um homem morto. As diversas ampliações da foto confirmam o achado, mas não se sabe de mais detalhes. Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP), segunda feira.
"O Pagador de Promessa" (1962), de Anselmo Duarte, único filme brasileiro a receber a Palma de Ouro em Cannes. Enfoca a odisséia de um agricultor diante da intolerância da Igreja, negando-lhe a entrada no recinto para pagar uma promessa pela cura de um burro, seu animal de trabalho. Cine Clube Pedro Veriano (Casa da Linguagem), terça feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário