sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MAIS UM FIM DE MUNDO NA PROGRAMAÇÃO SEMANAL

















O lançamento mundial de “2012” é a atração popular da semana nos cinemas comerciais. O filme dirigido pelo alemão Roland Emmerich, o mesmo de “Independence Day” e “O Dia Depois de Amanhã”, custou mais de US$200 milhões à Sony (Columbia Pictures) e tem a duração de 250 minutos. Em Belém estréia nos dois shoppings onde a empresa Moviecom possui salas.
Além desse megalançamento há o documentário “Cantoras do Rádio - O Filme”, uma evocação dos áureos tempos da Rádio Nacional e outras emissoras cariocas além dos discos de cera. Também estréia “Hotel Atlântico”, de Suzana Amaral (“A Hora da Estrela”), premiado mês passado no Festival do Rio. Há, ainda, o festival de opera patrocinado pela Embaixada da França, em cartaz no cinema Olympia em horários a partir das 10 da manhã (até domingo).

“2012” (EUA/2009) baseia o roteiro, de autoria do diretor Roland Emmerich e de Harald Kloser, no que se sabe do calendário maia que especifica o dia 21 de dezembro de 2012 como a data de um cataclismo capaz de destruir o planeta. O diretor se tornou especialista em “filme catástrofe”, herdando a especialidade de Irwin Allen (1916-1991), cineasta de “A Torre do Inferno”, “O Destino do Poseidon” e séries de aventuras para a televisão, como “Perdidos no Espaço”. Hoje, com a tecnologia digital, é possível criar as cenas de destruição em massa que antes empregavam miniaturas. E é isso que atrai em filmes de Emmerich, especialmente em “O Dia Depois de Amanhã”, o seu melhor trabalho, onde se via Nova York tomada pelas águas.
Mas não se pense que o fim de mundo do filme segue a profecia e repisa o que se viu, por exemplo, em “O Fim do Mundo” (When Worlds Collide/1951) de George Pal & Byron Haskin., Aqui, como no recente “Presságio”(Knowing), de Alex Proyas, algumas pessoas escapam. E entre elas estão as personagens vividas por John Cusack e Amanda Peet, o casal que interpreta os tipos heróicos da história.
Lançamento mundial, com cópias para Belém nos Moviecom Pátio e Castanheira.

“As Cantoras do Rádio - O Filme” é um documentário que deve atrair, principalmente, os antigos fãs da música popular brasileira. Depoimentos e números musicais de Carmelia Alves, Marlene, Carminha Mascarenhas, Ellen de Lima, Ademilde Fonseca, Chico Anysio, Bob Nelson, Miltinho, e intercessões gravadas de Carmen Miranda, Aurora Miranda, Lina Bastista, Dircinha Batista, Dalva de Oliveira, Isaurinha Garcia, Nora Ney, Aracy de Almeida, Dolores Duran, e Luiz Gonzaga formam um verdadeiro show de astros do passado. Um trabalho de pesquisa de Gil Baroni e Mônica Rischbietter com direção do primeiro.
Sessão Moviecom Arte na sala 4, no shopping Castanheira.

“Hotel Atlântico”(Brasil/2009) deriva de um romance do escritor gaúcho João Roberto Noll. Depois de explorar o universo feminino nos filmes “A Hora da Estrela” e “Uma Vida em Segredo”, a diretora Suzana Amaral se volta para o masculino, seguindo um ator depressivo que viaja do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, atrás de um sentido para a sua vida. Na viagem, passa por situações inusitadas e por grandes riscos de vida. O filme foi premiado no Festival do Rio, embora tenha sido criticado especialmente pelo final que dilui emoções e pela adaptação sempre aquém da obra literária primitiva.

Na Mostra de Ópera tem hoje:
13/11 - “O Diário Inacabado”(Prokofiev) às 10 h, “Joana D’Arc Na Fogueira”(Montoellier) às 11h30;”A Alma do Rio”(Villa Lobos) às 13,00, “Transcrições”(árias de Mahler, Prokofiev, Ravel, Wagner e Verdi em documentário de Andy Somme às 14h30, “Ária”(filme coletivo) às 15h30, e “O Trovador”(Verdi) às 17h30.
14/11 - “Peer Gynt”(balé de Heinz Spoerli)às 10 h, “Valquiria”(Wagner) às 13,00, “Don Giovanni”(Mozart) por Joseph Losey às 17,00.
15/11 - Domingo: “Stravinski e Balé Russo”às 10 h, “Toscanini por ele mesmo”às 12,00, “Patética”(Tchaikovski) às 14,00, “Pelleas et Melisande” (Debussy)às 16,30, e “Carmen”(Bizet) de Francesco Rosi às 17,00.
Quanto aos “extras”, os programadores do Cine-Clube Pedro Veriano (Casa da Linguagem) , ABCeD e Fundação Curro Velho, estarão exibindo, na terça feira, 17/11, às 18h30, o filme "Macunaima", de Joaquim Pedro de Andrade, referência nacional sobre um dos clássicos da literatura brasileira de Mario de Andrade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário