sexta-feira, 11 de junho de 2010

ESTRÉIAS DIVERSAS NA PROGRAMAÇÃO EM BELÉM

Estréiam, neste final de semana, nos cinemas da cidade de Belém: “Plano B”, “Esquadrão Classe A” e “Cartas Para Julieta”. Na área extra, já está em cartaz, no Cine Libero Luxardo, “As Testemunhas”. Na programação da ACCPA, como parte do programa “Sessão Fantasia”, será exibido no sábado a tarde, no Cine Olympia, um filme que mescla animação com atuação presencial de atores em “A Canção do Sul”, antigo sucesso dos Estúdios Disney.

Continuam em cartaz todos os “blockbusters” do período nas salas da Empresa Moviecom, ou seja, nos dois shoppings da cidade e mais no da cidade de Castanhal.

“Plano B” (The Back-up Plan/EUA,2010) é uma comédia romântica que traz de volta a atriz Jennifer Lopez, longe das telas desde 2006. Ela interpreta a personagem Zoe, uma mulher decidida a ter um filho por inseminação artificial. No dia marcado para se submeter ao processo, seu encontro com Stan (Alex O’Loughlin) muda a direção das coisas, pois ela supõe ser este o homem ideal para o papel de pai. Mas se entra em cena um romance entre os dois, também surge gravidez de laboratório. E o par amoroso vai ter de aceitar uma terceira pessoa no cenário, não necessariamente produto do amor que eles passam a devotar um ao outro.
A direção é de Alan Poul e o roteiro de Kate Ângelo. Sobre o filme, vejam as opiniões de críticos norte-americanos: “O filme é desesperadamente chato. Ninguém diz nada de interessante”(Roger Ebert). “Como comédia romântica é a pior desde “Odeio o Dia dos Namorados” de Nia Vardalos” (J. R. Jones)”. Contrariando essa linha opinativa escreveu outro critico: “Como comédia romântica é favorável, mas um pouco monótona (Owen Glaberman). O que se observa é o fato de a comédia agradar a uns e desagradar a outros, uma obviedade que marca sempre os que não conseguem evidenciar questões entre o tema & estéticas. Na verdade, pelo que se nota, há uma questão em evidência entre a nova tecnologia do processo de reprodução humana e a afetividade das pessoas. Agora se é possível salvaguardar as discussões, então vale uma ida ao cinema.

“Esquadrão Classe A”(The A-Tem/EUA,2010) deriva de uma série de TV dos anos 80 em que veteranos da Guerra do Vietnam eram condenados injustamente, conseguiam fugir da prisão de segurança máxima e se estabeleciam clandestinamente em Los Angeles como mercenários, usando nas missões um furgão preto. Houve transferência da ação para o clima bélico do Iraque. Nada se perde tudo se transforma...
O filme é dirigido por Joe Carnaham de um roteiro de Michael Brandt, Derek Haas e Skip Woods. No elenco, Liam Neeson, Jéssica Bell e Bradley Cooper. Detectam-se poucas criticas favoráveis.

“Cartas Para Julieta”(Letters to Juliet/EUA, 2010) foi extraído de um argumento interessante. Trata de uma jovem norte-americana em visita à cidade de Verona com o marido que busca especialidades de vinhos para seu comércio nos EUA. Ela encontra, no balcão que teria sido usado pela personagem da tragédia de Shakespeare, a famosa Julieta, diversas cartas de amor escritas por visitantes. E resolve responder a uma, datada dos anos 50. Para sua surpresa, surge quem escreveu acompanhada do neto. As duas mulheres se unem na procura pelo homem por quem a autora da carta se apaixonou. A missivista é interpretada por Vanessa Redgrave; a jovem norte-americana por Amanda Seyfried. E o marido é Gael Garcia Bernal. O personagem do amor do passado tem o desempenho do veteraníssimo Franco Nero, hoje um senhor com outra aparência. Direção de Gary Winick de um roteiro de Jose Rivera e Tim Sullivan.

“As Testemunhas” (Les Témoins/França, 2007) tem a direção de André Téchine e aborda o problema da AIDS em Paris através de uma história que envolve um jovem (Johan Libéreau) recém-chegado à cidade em busca de trabalho e conhece figura com problemas matrimoniais. No elenco estão: Manuelle Béart, Michel Blanc e Sami Bouajila.

“A Canção do Sul”(South Song/EUA,1946) é um dos primeiros filmes da Disney a suar desenhos animados com atores. A história trata de crianças brancas do sul dos EUA em contato com a cultura negra através dos contos de um velho ex-escravo conhecido como Tio Remus. No elenco Bobby Driscoll, Ruth Warrick e Luana Patten. Cópia dublada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário