sexta-feira, 25 de junho de 2010

LANÇAMENTOS DA SEMANA: “ECLIPSE" E "KIKKI"
























Estréia (mundialmente) “Eclipse”(EUA/2010), o terceiro livro da série “Crepúsculo” escrito pela norte-americana de Connecticut, Stephenie Meyer. O filme é dirigido por David Slade com roteiro de Melissa Rosemberg e da escritora do romance original. Estréia também o filme brasileiro “Em Teu Nome”(Brasil/2010) do gaúcho Paulo Nascimento.

Na área especial ou extra, acontece a mostra de premiados do 2º Encontro do Júri Popular, festival realizado em fevereiro deste ano em diversos estados, um programa do Cine Libero Luxardo (até amanhã). No Cine Olympia, prossegue o filme franco-canadense “Kashma”. Faz os horários normais (18h30) de 3ª a domingo. Na Sessão Cinemateca, domingo às 16 h, estará a animação japonesa “O Serviço de Entrega de Kikki” (foto), de Hayao Miyazaki.

Dentre as continuações, no circuito comercial, especial destaque para “Toy Story3”, mais um excelente filme com o selo PIXAR.

“Eclipse”(The Twilight Saga: Eclipse/EUA, 2010) é o terceiro filme dos quatro livros de Stephenie Meyer sobre romance de uma jovem estudante com um colega vampiro. O sucesso desses livros só teve um precedente: o que a inglesa J.K. Rowlins conseguiu com Harry Potter. Personagens e situações, apoiados na fantasia secular, caíram nas graças da juventude e se os jovens adotaram o bruxinho Potter como um de seus heróis mais queridos, voltaram-se também, especialmente as garotas, para os dois namorados de Bella Swan (Kristen Stewart):o vampiro Edward (Robert Pattinson) e o lobisomem Jacob (Taylor Lautner).

O último livro de Stephenie Meyer já está sendo filmado para ser apresentado nos dois próximos anos dividido tal como a empresa cinematográfica Warner fez com o fecho de Harry Potter. Neste exemplar que se pode ver a partir de hoje em cópias legendadas ou dubladas, parte-se das últimas semanas de Bella como estudante do ginásio de Forks. Seus problemas são complexos: marcar a data de seu casamento com Edward, o namorado-vampiro, haja vista que está decidida a se tornar vampira, mas é obrigada a definir como se livrará da paixão que lhe devota o amigo lobisomem. Para completar seu problema, a família do futuro noivo está ameaçada por um exército de vampiros sob o comando de Vitória (Bryce Dallas Howard), sedenta de vingança pela morte de seu parceiro, no primeiro episódio da série.

A saga vampiresca está tomando conta das leituras e conversas dos/as adolescentes. O tom do tema fortalece o lado romântico que essa geração tem acumulado, despojando o emblemático ficcional da relação entre vampiros e pessoas humanas e torcendo pela união dos namorados mesmo a custa da submissão de Bella a Edward. Esse fato é considerado uma prova de amor que para a moçada se torna uma questão de honra num romance.
A distribuidora aposta no sucesso de mais esse episódio da série e os ingressos estão sendo vendidos desde a semana passada.

O outro filme em lançamento é “Em Teu Nome” que trata da resistência à ditadura militar pós-1964. O personagem da história é um estudante de engenharia de nome Boni (Leonardo Machado) que se propõe a entrar para o grupo da luta armada. A crítica do sudeste que já assistiu ao filme achou que o roteiro não fugiu dos estereótipos já gastos pelo uso em tantos exemplares sobre o assunto. O diretor Paulo Nascimento já realizou “Diário de um Novo Mundo” (2005) e “Valsa Para Bruno Stein” (2007). É um dos valores da geração que surgiu na Casa de Cinema de Porto Alegre. No elenco do filme estão: Fernanda Moro, Nelson Diniz, Silvia Buarque. Estréia hoje em uma sala Moviecom Castanhera.

“O Serviço de Entrega de Kikki” (Majo no Takkyûbin/Japão, 1989) é mais uma obra-prima do mestre da animação oriental Hayao Miyazaki (de “Meu Amigo Totoro”, “As Viagens de Chihiro”,”O Castelo Encantado”). Aqui ele focaliza uma bruxinha do interior que os pais mandam estudar na cidade grande (lembrando Harry Potter). Kikki, a garota, emprega-se numa lavanderia para sustentar-se e vive aventuras com novos amigos. Um programa para todas as idades inédito nos cinemas brasileiros. A cópia foi uma cortesia de Ana Carolina Álvares Branco, 18 anos, que centra sua atenção nos trabalhos de Miyazaki (filmes e mangá) e do grupo dele no Studio Ghibli e na Nausicaa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário