sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ACHAB E PARNASSUS





Nas salas comerciais da cidade estréiam: “O Aprendiz de Feiticeiro” e “Os Mercenários”. Nas salas especiais teremos: “Capitão Achab” (Olympia), “O Mundo Fantástico do Dr Parnassus”(Cine Estação), e, nos horários da ACCPA, a volta de “Música e Fantasia”(amanhã na Sessão Cult) do Cine Libero Luxardo. Neste cinema, por sinal, continua até domingo em horário normal (19h30) o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, a produção argentina ”O Segredo de Seus Olhos”.

“Aprendiz de Feiticeiro” (The Sorcer’s Aprendice /EUA, 2010) é uma produção de Jerry Bruckheimer para os estúdios da Disney, com direção de Jon Turteltaub. O roteiro de Doug Miro, Carlo Bernard e Matt Lopez trata dos mitos ingleses, focalizando a luta do mago Merlin contra Morgana, personagens importantes da saga do rei Arthr. Merlin consegue prender a inimiga num vaso, junto com um comparsa. A relíquia fica protegida pelo feiticeiro Balthazar Blake (Nicolas Cage) e nos dias atuais é quebrada acidentalmente por um garoto que visita a loja de antiguidades mantida pelo tal feiticeiro em Nova York. Começa, então, uma batalha moderna contra gênios do mal.
Como se pode observar pelo resumo do argumento, o filme segue a linha (ou a “mina”) das fantasias que pedem muitos efeitos digitais e são endereçadas, primordialmente, ao público infantil.

Nicolas Cage é um dos produtores. Mas o filme não fez o sucesso esperado nas bilheterias norte-americanas. Certamente o público já está cansando da exploração desenfreada de lendas medievais ou mais atrás no tempo. Tudo sem o necessário humor para se ver com agrado nos tempos modernos.

“Mercenários” (THe Expendables/EUA<2010) é o filme que Sylvester Stallone protagonizou com seqüências no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro. Um nação hipotética chamada Vilena abriga um ditador sanguinário a quem Barney (Stallone) e amigos são convocados para enfrentar,auxiliados pela cidadã Sandra (Giselle Itié) moradora do lugar.
Intérpretes de filmes do gênero como Dolph Lundgren e Jet Li estão no elenco. Todos lembram o que Stallone (que dirige, produz e co-escreve o filme) disse sobre as filmagens no nosso país (“eles riem e agradecem a matança com macaquinhos”). Depois se desculpou do “gracejo”. Sei lá, mas em nome do bom gosto e do brio nacional o bom seria ignorar este lançamento.

“Capitão Achab” (Captain Achab/França 2007) inspira-se no clássico literário de Herman Meville “Moby Dick”, filmado em 1956 por John Huston com o elenco encabeçado por Gregory Peck e Orson Welles. Nesta nova versão, o jovem cineasta Philippe Ramos focaliza Achab (ou Ahab) na infância, apresentando o famoso caçador de baleias como um garoto religioso, tímido, mas capaz de se dedicar à navegação, conseguindo enfrentar a baleia branca Moby Dick.

O filme é dividido em três episódios, o primeiro abordando o menino criado em Massachusetts que perde a mãe, o pai é alcoólatra, passa a morar com um tio. Nos outros episódios ele segue o seu destino de homem do mar, fazendo analogia do ventre da baleia com o útero materno. Uma experiência cinematográfica aclamada pelos críticos, especialmente os franceses.
A exibição está no Olympia, todos os dias, às 18,30 (exceto 2ª.feira). Imperdível.

“O Fantástico Dr. Parnassus” (The Imaginarium of Dr Parnassus/Ingl/EUA,França e Canadá, 2007) é o novo filme do ex-Monty Phyton Terry Gilliam, tratando de um mágico que fez pacto com o diabo para ganhar a vida eterna em troca da filha de 16 anos. A aventura da jovem com um homem que a trupe do mágico salva da forca é a base de uma festa visual. No período em que realizava esse filme faleceu o ator Heath Ledger que era um dos intérpretes. Dois colegas foram chamados para desempenhar as cenas de seu personagem: Johnny Depp e Jude Law.
O filme estará em exibição no Cine Estação no dia 18/08 às 18 h e 20h30 e no domingo, 15, em bem-vinda matinal às 10 h.

2 comentários:

  1. Eu queria ver o Ahab ou Dr. Parnassus, mas devo ver mesmo O Aprendiz de Feiticeiro por conta da filhota.

    ResponderExcluir
  2. É isso, Tanto, mas o filme ainda estará em cartaz até o próximo final de semana.
    Luzia

    ResponderExcluir