Há 4 horas
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
BONS PROGRAMAS EXTRAS
Os cinemas comerciais da cidade, nesta sexta,20/08, apresentam um único lançamento: “O Último Mestre do Ar”(cópia em 3D e dublada, na sala 2 do Moviecom Pátio e em 2D na sala 7 do Moviecom Castanheira).
Muitos filmes estão prosseguindo a carreira iniciada semanas atrás, sendo os melhores: “A Origem”, “Meu Malvado Favorito” e “Shrek Para Sempre”. Na programação extra há programas que deixaram de ser vistos nos cinemas e inéditos para os cinéfilos.
Assim, o Cine Libero Luxardo exibe no sábado, às 16h, “O Oitavo Dia”, na Sessão Cult, dando continuidade ao ”O Segredo de Seus Olhos”, até domingo, 22.
No Cine Estação, fazendo a matinal de domingo, 22, às 10 h, está “O Mundo Imaginário do Dr Parnassus”.
No Olympia,“Capitão Achab”. E no Instituto de Artes do Pará – IAP, na segunda feira, 23 às 19h, “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”.
“O Ùltimo Mestre do Ar”(The Last Airbender/EUA, 2010) baseia-se numa série animada da Nickelodeon e marca a entrada, na área do blockbuster, de M. Night Shyamalan, diretor norte-americano de raízes indianas. Ao que se supõe, parece uma chance desesperada de o cineasta fugir do fracasso que seguiu seus filmes imediatamente anteriores: “O Fim dos Tempos” (Happening,EUA, 2008) e “A Dama na Água”(Lady in the Water, EUA, 2006). O roteiro deste novo filme é do diretor, como de habito no cinema que faz, e o argumento pode ser resumido da seguinte forma: Vang (Noah Ringer) descobre que é o único Avatar com o poder de manipular todos os quatro elementos – água, terra, fogo e ar. Vang se reúne com Katara (Nicola Peltz), uma Waterbender controladora das águas e seu irmão Sokka (Jackson Rathbone), para restaurar o equilíbrio de seu mundo em luta desde que o Reino do Fogo declarou guerra aos reinos do ar, da água e da terra.
A estréia do filme nos Estados Unidos correspondeu razoavelmente em termos comerciais, mas a crítica foi dura. Quem enalteceu o Shyamalan de “O Sexto Sentido”, “Corpo Fechado”, “Sinais” e, mesmo, “A Vila”, atacou firme esse seu novo trabalho considerando que o autor seria um logro, ou teria esgotado cedo o seu potencial.
Shyamalan é um tipo anômalo de cineasta norte-americano, ligado aos grandes estúdios. Tem a sua sede na Filadélfia, não sai de lá e escreve o que acha interessante para o seu próprio consumo. De qualquer forma é um criador, um raro caso na indústria cinematográfica de assumir um filme por inteiro. Toda a realização de seus filmes ele assume integralmente, seja bom ou ruim.
O filme chega em 3D. Vai ocupar a sala 2 do Moviecom Pátio Belém. Deve divertir como foi o desempenho do filme “Meu Malvado Favorito”, que vai sair desse espaço para dar lugar ao novo programa.
“O Oitavo Dia” (L’Huitiéme Jour/França.1996) foi objeto de comentário neste espaço. Trata de uma relação de amizade entre um jovem portador da Síndrome de Down e um executivo em crise familiar. A solidariedade entre os dois emerge de forma nada ortodoxa, contemplando as necessidades do momento em que se aproximam e definem seus objetivos de vida. Os dois intérpretes ganharam juntos a Palma de melhor ator no Festival de Cannes : Daniel Auteil e Pascal Duquenne. Um trabalho exemplar do diretor belga Jaco Van Dermael, o mesmo do também excelente “O Homem de Duas Vidas”. Sessão Cult deste sábado, 21/08 às 16h, no Cine Libero Luxardo (Centur).
“As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”( Die bitteren Tränen der Petra von Kant/Alemanha,1972) é a versão da peça teatral escrita por Rainer Werner Fassbinder com roteiro e direção dele próprio. Trata de uma mulher profissional da moda que vive bem com sua secretária Marlene, mas que se apaixona pela novata Karin desejosa de ser modelo. O triangulo amoroso é tratado em falas que traduzem dramas íntimos de forma direta. O filme teve a mesma repercussão de sucesso da peça teatral. Em Belém o filme foi exibido pelo então Cine Clube da APCC, no Grêmio Literário Português, na segunda metade dos anos 1970._A exibição atual será nesta 2ª feira, às 19 h, no Cine Clube AGM (IAP/Nazaré ao lado da Basílica).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário