segunda-feira, 2 de agosto de 2010

COLETÂNEAS EM DVD




Coletânea de filmes de curta metragem não é uma opção recente. O cinema europeu já apresentou algumas (os norte-americanos menos). Agora chega ao DVD no Brasil 3 discos do gênero: “As Bonecas”, “Primeiros Filmes” e “Nova York, Eu Te Amo”.

“As Bonecas”(Le Bambole/Itália 1965) apresenta episódios dirigidos por Dino Risi, Mauro Bolognini, Franco Rosi e Luigi Comencini. O assinado por Risi (“O Telefonema”/La Telefonata) é protagonizado por Ugo Tognazzi e trás os estereótipos culturais daquele momento. Aborda a situação de um homem, ansioso para ir para a cama com a esposa que está pendurada num telefone falando com a mãe. Quando a espera não dá certo ele apela para a vizinha “vamp” que se exibe semi-nua. Como se vê é o silencio social às “escapadas” dos maridos justificadas e aceitas através do riso fácil.

Essa coletânea é distribuída pela ClassicLine e o problema é que todos os episódios estão dublados em inglês sem opção pelo original italiano. É meio estranho assistir Tognazzi falando inglês assim como situações típicas dos italianos surgirem nesse idioma. Essa gravação depreciou a coletânea, a meu ver.

“Primeiros Filmes” é uma preciosidade por se tratar do embrião da Nouvelle Vague. Os diretores que encabeçaram o movimento de renovação estética do cinema francês (e depois alcançaram o mundo) surgem em seus primeiros ensaios. Há filmes de Godard, Jean-Pierre Melville, Jacques Rivette, Maurice Pialat, Alain Resnais, Jacques Doniol Valcroze, e Patrice Laconte. Há um do grupo em que Godard surge associado a François Truffaut e outro de parceria com Claude Chabrol e ainda outro com roteiro de Eric Rohmer. Alguns não têm muita consistência, demonstrando algumas carências, mas já se acham obras de vulto. É programa obrigatório para quem estuda cinema.

“New York, Eu Te Amo”(New Yoork I Love You. EUA,2009) é assinado por 11 diretores. Alguns episódios (todos são mostrados em continuidade, sem que se saiba na hora, de quem é o curta que está assistindo) são vinhetas, outros fracos como o de Mira Nair que abre o disco. Mas há belezas como o episódio de Shekar Kippur, um encontro sobrenatural de uma cantora com um camareiro de hotel; e o de Joshua Marston onde um casal de idosos passeia por uma praia.

O enfoque não é turismo na “big apple”: é um painel de romances que captam a grande cidade norte-americana de pano de fundo. O produtor já realizou “Paris Te Amo” e até um exemplar que enfoca o Rio de Janeiro. Quem se aventura a fazer “Belém, Te Amo”?

Da época em que Elizabeth Taylor e Richard Burton formavam um dos casais mais focalizados pela mídia, é “Adeus às Ilusões”(The Sandpiper/EUA,1965) de Vicente Minnelli extraído de um roteiro de Dalton Trumbo e Michael Wilson por sua vez advindos de um argumento de Irene e Louis Kamp adaptado do romance do mesmo nome escrito por Martin Ransohoff.

A bela paisagem, a música até hoje ouvida com certa freqüência e o carisma do elenco ajuda muito uma história de infidelidade conjugal que tropeça feio no fim. O melhor, acima da beleza plástica do cenário, é algumas falas e o discurso do pastor interpretado por Burton quando assume a sua condição de adultero.

Surpresa foi “Bons Costumes”( Easy Virtu/EUA, Ingl, 2009) de Stephan Elliot. O roteiro vem de uma peça de Noel Coward e focaliza uma família aristocrata na Inglaterra de 1920 que se surpreende com a chegada do filho mais velho casado com uma jovem norte-americana viúva, campeã de automobilismo, com passado em que se conta um processo judicial. O choque cultural é bem mostrado, com excelentes desempenhos de Jéssica Biel, Kristin Scott Thomas e Colin Firth.

Muito bom também o drama húngaro “Opium, Diário de uma Mulher Enlouquecida”(Opium/Hungria, 2008) de Janos Szasz. O assunto é o tratamento psiquiátrico no inicio do século XX, com um médico não resistindo ao sexo com uma cliente, atormentada desde a infância e vitima de verdadeira tortura no hospital. Ela escreve um diário e entrega a esse médico, que publica como se fosse uma observação clinica de sua autoria. Desempenhos primorosos especialmente de Kristi Stubo.

DVDs MAIS LOCADOS (FOXVIDEO)
Entre Irmãos
Nova York, Eu te Amo
Amélia
Alice no País das Maravilhas
Um Sonho Possível
Maré de Azar
O Livro de Eli
Impacto Mortal – A Vingança
Simplesmente Complicado
Missão Quase Impossível

Nenhum comentário:

Postar um comentário