quarta-feira, 11 de agosto de 2010

FILME & MEMÓRIA




O roteiro de Christopher Nolan para “A Origem”(Inception/EUA, 2010) é como um quebra-cabeça ironicamente “dentro de cabeças”. A idéia básica é uma invasão nos sonhos das pessoas, roubando idéias que essas pessoas projetam ao dormir. E vai mais adiante: o ladrão (bom desempenho de Leonardo di Caprio), aceita outra tarefa de um negociador à altura do interesse do “assaltante” para roubar mentes: ao invés de furtar segredos do inconsciente ele deverá colocar uma espécie de ordem numa cabeça, no caso, a de um herdeiro que pode se rebelar e não vender uma propriedade objetivada pelo patrocinador da operação.

Devassar a memória, ou os sonhos, é um papel abraçado pelo cinema de diversas formas e de diferentes enredos ao longo de sua história. Mas a implantação de uma mensagem na mente de alguém é um trabalho menos evidente (pode ser até original). Há filme que já evidenciaram isso. No momento, lembro “Quando Fala o Coração”(Spellbound, EUA, 1945) de Alfred Hitchcock, em que o ator Gregory Peck personificava um psiquiatra a ser “analisado”. No célebre “Um Cão Andaluz”(Um Chien Andalouz, 1929) e também em “A Idade do Ouro”(L’Age D’Or, 1930), a imagem de um sonho era dirigida por Luis Buñuel e seu parceiro Salvador Dali (que afirmou até a morte ser integralmente dele o filme). Mas neste caso, o reflexo projeta outras análises que não o do sintoma comercial do filme de Nolan.

Imagens retorcidas, desfocadas, embaralhadas, eram geralmente as usadas pelos cineastas que se aventuravam a retratar sonhos. Em um filme pouco lembrado, ”Ladrão de Sonhos” (La Cité des Enfants Perdus/1995) Jean Pierre Jeunet e Marc Caro presenciavam um vilão roubar sonhos de crianças. Neste caso não era preciso desfocar a imagem onírica. Mesmo porque era uma constante no processo narrativo. Mas, em “Freud, Além da Alma”(Freud/EUA,1962), de John Huston, as investigações do “pai da psicanálise” eram mostradas dentro da fórmula tradicional do desfoque, e note-se que isso não implicava forçosamente, numa amostragem surrealista (sob o ponto de vista estético). Era apenas um recurso para pontuar a ação.

O filme de Christopher Nolan também não se aventura em caminhar pelos velhos caminhos dos sonhos cinematográficos desfocados. Mesmo porque o modo de contar a historia já pontua o que é sonho e o que é realidade. Assim, ele mescla algumas seqüências à guisa de suspense. O caso do momento em que um carro está preste a cair de uma ponte com diversas personagens importantes e sabendo-se que essas personagens estão sonhando como se sabe que estão sendo acompanhadas por outros sonhadores e que devem acordar antes que se passem 20 minutos sob pena de ficarem no que chamam de “limbo”, um processo comatoso que as levariam a morte.
O que mais aproxima o espectador de “A Origem” é a intromissão das lembranças da esposa do principal personagem, uma suicida que deixou nele a culpa de ele ter sido o responsável pela sua morte. A imagem da mulher transforma-se numa constante quando o ladrão de sonhos trabalha em outras cabeças. Chega ate a se colocar de frente contra o marido, assumindo posições irrefletidas para quem está acompanhando a narrativa. Surpresa, no caso, é a solução que ele dá para esta perseguição. Se o exemplo fosse adotado os terapeutas mundiais ficariam sem trabalho.

É possível que certas pessoas saiam do cinema com perguntas sobre as múltiplas cenas de ação se intrometendo num enredo que diz respeito, especialmente, a sonhos roubados. Será que os sonhos, ou os pesadelos, evocam as perseguições de que foram vitimas, recentemente, Tom Cruise & Cameron Diaz ou Angelina Jolie? Uma coisa é certa, sem essas perseguições o filme não ganharia espaço nos nossos cinemas. Para o exibidor, o que pesa é a ação. Temas “cabeças” é coisa de “cinema de arte”, gênero esconjurado por quem trabalha essa arte como um tipo de comercio.

Alguns críticos têm expressado convicção de que “A Origem” integra-se aos “filmes de assalto”, tanto pelas seqüências de planejamento das ações de um golpe a ser perpetrado como pelas imprevisões do advento dos que pretendem evitar esse golpe. Na verdade, o espectador vai seguir essa lógica, menos a de estar acompanhando a odisséia de um “ladrão de idéias”, por suposto, visto que a narrativa conduz a isso.

É nesse diapasão que o filme leva a ser tratado como blockbuster, mais um, na origem da realização. Mas sempre interessante para que se possa tratar dele.

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