sexta-feira, 10 de maio de 2013

PROGRAMA DE FILMES FRANCESES



"A Datilógrafa" , um dos filmes do Festival Varilux ( Moviecon Castanheira) 


O Festival Varilux, promoção anual de divulgação do cinema francês chega esta semana a várias cidades brasileiras inclusive Belém. Aqui, como no ano passado, os filmes estarão numa das salas Moviecom Castanheira. São muitos horários para cópias digitais legendadas.
As estreias das salas comerciais são: ”O Último Exorcismo Parte 2” e “Uma Ladra sem Limites”. Na área especial exibe-se no cinema Olympia até 5ª Feira o excelente “Nuvem 9”. Na Sessão Cinemateca de domingo estará o clássico “Peter Pan” de Walt Disney que este ano comemora o seu jubileu de diamante (60 anos de produção). As 16 horas.
No Cine Libero Luxardo estará até 5ª Feira o muito bom “E Se Vivessemos Todos Juntos”. De 6ª em diante começa um programa de filmes voltados para a região amazônica.
“O Último Exorcismo Parte 2” (The Last Exorcism ,The Beginning of the End/EUA,2013) segue a jovem Neil Sweetzer (Ashley Bell) que no passado esteve vulnerável a demônios. Agora ela busca a paz numa cidade interiorana, mas não demora a receber a “visita” de entidade maléfica. Roteiro de Damien Chazelle e Ed Gass-Donnely com direção deste último. Para quem ainda se assusta com as imitações do clássico “Exorcismo” de William Friedkin.
“Uma Ladra sem Limites”(Identity Thief/EUA 2013) parte do roubo da identidade do executivo Sandy Patterson( Jason Bateman) pela esperta Diana (Melisa McCarthy) a quem ele passa a procurar na rota de Miami. Comédia de Seth Gordon(“Surpresas do Amor”, “Quero Matar meu Chefe”) com roteiro de Craig Mazin (de “Todo Mundo em Panico 3 e 4”)segundo uma historia de Jerry Eeten.
“Peter Pan” é uma das mais trabalhadas animações dos estúdios Disney. O fundador desse estúdio, Walt Disney, tinha preferencia pela historia de J.M.Barrie desde criança. Se interessou pelo desenho para ser lançado depois de “Branca de Neve e os 7 Anões”(1937) o primeiro longa dele e da história do gênero. Mas uma série de fatores adiou o projeto em cerca de quase 15 anos. Com 3 diretores(Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske) e um enorme grupo de técnicos foi um sucesso aplaudido por todos e que vem atravessando os anos com aval de gerações. No Brasil, o lançamento foi em 1953 e agora, portanto, está comemorando o fato de ser sexagenário. A história foi escrita para adultos seguindo o que disse o autor: “O que acontece depois dos 12 anos não tem muita importância”.
Alguns dos filmes do programa VARILUX, estão abaixo. Procurem em outro lugar neste jornal (ou no site da empresa Moviecon), a relação completa com os horários.

A DATILÓGRAFA
1958. A jovem Rose Pamphyle tem um dom: bater à máquina numa velocidade vertiginosa. Ela desperta o esportivo ambicioso adormecido em Louis Echard, dono de um escritório de seguros.
 ACONTECEU EM SAINT-TROPEZ
O enterro da esposa de Zef cai bem na hora errada, no momento em que Ronie casa sua filha! Esse acontecimento inesperado agrava os conflitos já existentes entre os dois irmãos.

ADEUS MINHA RAINHA
Em 1789, quando a notícia da tomada da Bastilha chega à Versalhes, o castelo esvazia. Mas Sidonie, jovem leitora inteiramente dedicada à Rainha, não quer acreditar nos rumores que ouve.

ALÉM DO ARCO-IRIS
Uma variação sobre o casal e o amor que alegremente desmistifica o fim tradicional dos contos de fadas.

ANOS INCRÍVEIS
Quando as câmeras de vídeo substituíram as câmeras, um grupo de amigos decidiu criar seu próprio canal de televisão e, sobretudo, fazer uma revolução. Assim nasceu TV Liberdade, anarquista e provocadora.

CAMILLE CLAUDEL 1915
 Internada por sua família num manicômio - onde ela não vai mais poder esculpir- essa é uma crônica da vida reclusa de Camille Claudel que aguarda a visita do irmão, Paul Claudel.

FEITO GENTE GRANDE
Dividida entre pais que a enchem de amor e de almôndegas, Rachel, 9 anos, conta os minutos que a separam da liberdade. Até o dia em que seu caminho cruza o da intrépida Valérie.

O HOMEM QUE RI
Ursus, um showman pitoresco, acolhe dois órfãos em sua caravana: Gwynplaine, um jovem marcado no rosto por uma cicatriz que dá a impressão de estar permanentemente rindo, e Déa, uma menina cega.

O MENINO DA FLORESTA
No coração de uma grande floresta, habitada por animais e espíritos, vive um jovem selvagem de dez anos. Seu pai, um bronco caçador e comedor de carne fresca, sempre disse a ele que o mundo acabava nos limites da floresta. Um dia, porém, para salvar seu pai ferido, o rapaz se aventura num
mundo desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário